Quem é o filho mais velho de Cronos?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

Uma das divindades olímpicas, filho de Cronos e de Reia, reinava nos mares e no elemento líquido. Tanto é considerado mais velho como mais novo do que seu irmão Zeus, mas a maior parte dos mitógrafos inclina-se para a primeira hipótese.

Foi durante o reinado de Cronos que a humanidade (recém-nascida) viveu a sua era dourada. Cronos casou com a sua irmã Reia, que lhe deu seis filhos (os crónidas): três mulheres, Héstia, Deméter e Hera e três homens, Hades, Posídon e Zeus.

Hades e Perséfone tiveram três filhos: Melinoe, deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura; Zagreu, deus da religião órfica; e Macária, considerada a deusa da morte abençoada.

Esse titã comandava o Universo desde que havia se rebelado e lutado contra o próprio pai, chamado Urano. Após derrotar seu pai, Cronos recebeu a profecia de que um de seus filhos se levantaria contra ele. Por causa dessa profecia, Cronos decidiu devorar todos os seus filhos, Héstia, Hera, Deméter, Hades e Poseidon.

Zeus era a divindade mais importante do panteão grego. Os gregos o consideravam o deus dos céus, do raio e do trovão. Tornou-se o deus mais poderoso de todos ao liderar uma rebelião contra o seu pai, Cronos, e os titãs. Era casado com Hera e ficou marcado por seus inúmeros casos extraconjugais.

Ares

Ares: Filho de Zeus e Hera, Ares era o deus grego da guerra e do derramamento de sangue. Era conhecido pela sua natureza feroz e violenta e era frequentemente retratado como um guerreiro feroz.

Hércules

O próprio Hércules era seu filho ilegítimo, fruto de relações de Zeus com a mortal Alcmena. Na ocasião, o deus fingiu ser seu marido Amphitryon para poder dormir com ela.

Percy Jackson, filho semideus favorito de Poseidon, foi anotado quase como a imagem de seu pai, com o mesmo cabelo preto, olhos verde-mar e aparência pensativa. Percy também herdou a beleza de Poseidon, como confirmado por Hazel em O Filho de Netuno , onde afirmou que Percy tinha a boa aparência de um deus romano".

Mas, assim como aconteceu com Gaia, Réia escondeu o último filho de Cronos – Zeus – e entregou para o Titã uma rocha, que foi engolida sem que ele percebesse que não se tratava de uma criança.

Os filhos de Hades são: Zagreu: deus da religião órfica; Macária: deusa da morte abençoada; Melinoe: deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura.

Hacquard registra que Hades permaneceu fiel à esposa Perséfone, salvo em duas ocasiões: a primeira quando teria se deixado enamorar pela ninfa do Cócito, Minta; perseguida pela rainha Core, foi transformada pelo deus em menta. A segunda teria sido o amor por uma oceânida.

Frio e severo, não teve muitas outras características ligadas ao seu nome simplesmente pelo medo do povo em pensar muito sobre ele e atrair sua atenção. Como era o único deus a não viver no Olimpo, raramente deixava seu reino para visitar outros lugares.

No entanto, Rea, mulher de Cronos, poupou o seu filho Zeus mantendo-o escondido em uma caverna na ilha de Creta.

Zeus, com a ajuda dos irmãos e dos titãs, expulsou Cronos do Olimpo e governou como o rei dos deuses gregos. Como tinha derrotado o pai Cronos, que simbolizava o tempo, Zeus tornou-se imortal, poder estendido também aos irmãos. Curiosidades mitológicas: - Na mitologia romana, Cronos é conhecido como Saturno.

Primeiramente, HADES nunca foi banido do Olimpo. Sua condição de senhor do mundo inferior foi uma imposição do “destino” (nem mesmo um deus poderia contrariar o destino). Ele aceitou o que as Moiras tinham determinado e foi cumprir seu papel no mundo subterrâneo.

Segundo a tradição clássica, Cronos simbolizava o tempo e por isso Zeus, ao derrotá-lo, conferira a imortalidade aos deuses.

Como o deus mais poderoso de todos, o culto a Zeus era algo importante na religiosidade dos gregos, e a quantidade de santuários e templos construídos para ele era uma demonstração disso. No norte da Grécia, por exemplo, em Dodona mais especificamente, existia um santuário onde ficava um oráculo de Zeus.

Os gregos antigos tinham três conceitos para o tempo: khrónos, kairós e aíôn. Khrónos refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, que pode ser medido, associado ao movimento linear das coisas terrenas, com um princípio e um fim.

1. Zeus. Rei dos deuses, Zeus era o líder que impunha a ordem e as leis sobre o mundo. Ele conquistou o trono quando matou seu pai, o titã Cronos.

Perseu, filho de Zeus e Danai, é um dos heróis mais emblemáticos da mitologia grega, considerado um semideus. Seu pai, Zeus, é o Deus dos Deuses e, portanto, o principal da mitologia grega.

Continuar lendo Quem matou o Cronos?