Quem é o Exu que acompanha Maria Padilha das almas?

Perguntado por: dpimenta . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Trabalha com os Exus da Linha das Almas, e é uma das grandes associadas do Exu Tranca Ruas das Almas. A visão que se tem de Maria Padilha é na forma de uma linda mulher de estatura mediano-alta, magra, de cabelos e olhos negros, cabelos longos e lisos, com roupas muito curtas e sensuais.

Maria Padilha, também conhecida por dama da madrugada, rainha da encruzilhada, senhora da magia, é uma falange/ou agrupamento de pombajiras/ou inzilas (em quimbundo: pambu ia-njila , lit. "encruzilhada") pertencente ao sincretismo das religiões afro-brasileiros umbanda e da quimbanda.

Existe a Pomba-Gira Rainha dos 7 Cruzeiros da Calunga Grande, que vive mar, fazendo o mesmo papel do Exu Pimenta. Assim como o Exu 7 Cruzes, 7 Covas, 7 Catacumbas, que vivem no Cemitério e fazem o mesmo papel.

Quem carrega Maria Padilha sabe que inimigo nenhum fica no caminho. Ela arrasta, destrói e desgasta. Maria Padilha tem um jeito sútil e meigo de falar, mais uma força gigantesca para defender os seus. Ela grita mais alto que o brado de um leão, mastiga osso por osso como uma onça faminta.

Casada com o empresário Brenno Souza Meneguel, de 34 anos, e mãe de Manoel, de 9 anos (ela adotou o menino quando ele era bebê), Maria, de 61, derrete-se ao falar sobre o filho.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

Pombagira é mulher de Sete Maridos!

A guia é composta por seções de 7 contas vermelhas e 7 pretas intercaladas, entre cada seção tem uma caveira branca de pedra esculpida. A guia é finalizada por uma caveira de metal cromado de onde pendem pingentes de caixão e tridente de Pomba Gira decorados com rosa e mini caveira vermelha.

Dourado e vermelho , e dourada e branca.

Seus símbolos são o pássaro, o tridente, a lua, o sol, a chave e o coração. Sua guia, geralmente, é composta de contas pretas e vermelhas. O preto representa as trevas, o vermelho a guerra.

ENTÃO ENCONTRAREMOS EM DIVERSAS FALANGES, A FUNÇÃO "DAS ALMAS": MARIA PADILHA DAS ALMAS, MARIA MULAMBO DAS ALMAS, MARIA QUITÉRIA DAS ALMAS, RAINHA DAS ALMAS, MENINA DAS ALMAS.

Características. Observa-se uma predileção das cores branca e preta nas vestes para Tranca Rua das Almas, porém há outras configurações, como branca e roxa e até mesmo preta e roxa. Costuma usar capa, cartola, punhal, bengala ou cetro. As guias (fio de contas) são também nas mesmas cores.

As Pombas Giras das Almas são espíritos de grande benevolência, sabedoria e dedicação ao trabalho que realizam, com total amor aos seus próximos: irmãos desencarnados que necessitam de amor e esclarecimentos sobre sua condição, sem maior trauma e sofrimento.

Maria Padilha, talvez a mais popular das Pombagiras, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.

Perfume com cheiro adocicado ! ela so gosta de perfume doce e leve,como as rosas..

Muito conhecida como rainha do fogo, Maria Padilha das Almas é uma das mais importantes e populares Pombagira da história.

Suas oferendas são feitas, normalmente, com cigarros, champanhe, rosas vermelhas, perfumes, anéis e gargantilhas, batons, pentes, espelhos e farofas feitas com azeite de dendê. Estas também podem ser feitas em encruzilhadas de T.

Para quem não sabe, Maria é mãe de Manoel, que hoje tem 10 anos de idade, fruto de um relacionamento anterior da atriz. 'Manoel é todo no afeto, chamo ele de 'Só love'.