Quem é o Exu Morcego?

Perguntado por: asantanas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Hoje, ele é Guardião do Vale dos Suicidas e já teve seu corpo deformado por suas sucessivas vidas interrompidas das mais diversas formas. Comanda Exus como Asa Negra , Exu Coruja , Exu Sombra , 7 Sombras , entre muitos outros.

Chafurdou no lodo das regiões infernais, em grande sofrimento. Visto que, em vida, ele foi egoísta, interesseiro, mesquinho; em seu pós-morte começou e pagar por todas as suas faltas em vida. Após algum tempo de muito sofrimento, sua mãe o socorreu e o levou daquelas regiões infernais e de punição.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

O Exu Tranca Rua é cultuado principalmente por sua característica de ajudar na abertura dos caminhos desejados por aqueles que são fiéis a ele. De acordo com a prática das religiões, ele tem o poder de ajudar a vencer os obstáculos para conquistar objetivos.

Em algumas linhas de espiritismo, o morcego representa a nossa capacidade em lidar com a nossa escuridão interior, nossos medos, defeitos e fantasmas. Nos rituais xamânicos é uma figura de grande poder, estando atrelado à abertura de caminhos para o novo.

Segunda-feira: Exu e Omolu. Cada orixá corresponde a um dia da semana, além de ter cores e saudações específicas.

Vela - 7 Dias - 50mm x Unidade - Linha Premium - Poder de Exú Morcego - Com essência e Patuá

Pelo menos esses três tipos de Exu todo médium possui. Já as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)

3 - Ao entrar no Terreiro propriamente dito (área de Gira), com o dedo anelar da mão direita, deve-se bater três vezes no chão (formando um triângulo), pedindo licença e permissão para entrar no Terreiro e em seguida bater o dedo três vezes na cabeça, primeiro entre as sobrancelhas (fronte), depois acima da orelha ( ...

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

Quando incorpo- ram, os Exus geralmente ficam agachados, com o corpo inclinado para frente, braços para trás e as mãos contorcidas. Fala com voz cavernosa; dizem palavrões e dão gargalhadas.

Exu é representado por um monte de terra que possui a forma de um homem agachado, apresentando um falo de tamanho respeitável, tornando-o deus da fecundidade e da copulação, o pênis ereto é símbolo de seu caráter truculento, violento e desavergonhado, é o desejo de chocar os bons costumes.

“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.

Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Exu Capa Preta, também conhecido como Exu Capa Preta das Almas, é um dos maiores símbolos da Umbanda. Embora muito temido pelos seres humanos, essa entidade traz consigo uma grande sabedoria, além de um desejo enorme de ajudar as pessoas em suas mais diversas questões.