Quem é o Exu das Trevas?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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É um espírito que depois da morte, durante seu próprio julgamento no plano astral, observa que na sua última existência física carregou-se de negatividade. Também pode ser um espírito que foi despertado das trevas, e progredindo na escala evolutiva, trabalha em benefício dos necessitados.

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

Exu da Meia Noite,pertence à linha das almas ,é chefe de falange. Pertence a linha negativa de Xangô, sendo serventia de Xangô Da Pedra Preta. Bebe licor, marafo, conhaque, uísque, Fuma charutos, cigarrilhas, trabalha muito com as moças bonitas (como são chamadas as pomba-giras).

Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido. No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).

Mas ressalto que as principais forças saudadas no portão são de exu e obaluae, e destaca-se que o orixá obaluae-Omulu é o que exerce regência central do cemitério.

Mas, Oxum também é a "Senhora do Ouro", deusa da riqueza e da prosperidade, e traz muita sorte para quem pede suas bênçãos. As preces e oferendas para Oxum costumam ser feitas em cachoeiras, rios e fontes de água, pois ela é Orixá das águas doces.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

Mas o que é 'Laroyê, Exu'?
"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

A Pombagira é uma entidade da Umbanda brasileira que representa as mulheres empoderadas e autônomas que não se submetem ao sistema machista e patriarcal da nossa sociedade.

Dona 7 on Twitter: "Quem tem exu nao pode ter querer Quem trabalha com o diabo, agora que eu quero ver.

A Pomba Gira Dama da Noite é uma entidade cultuada na Umbanda e muito prestigiada no Brasil. Invocada para resolver problemas amorosos e trazer a felicidade para os relacionamentos. Ela é uma das autoridades mais requisitadas da Umbanda e acredita-se que a mesma trabalha para Oxum.

Tem sexualidade aflorada
Muito ligados ao sexo, eles são sensuais, amantes intensos, que emitem uma grande energia sexual por onde passam. Apesar de normalmente não serem tão belos como os filhos de Oxum, eles possuem um magnetismo natural e uma boa lábia, capaz de conquistar muitos corações.

No evento, os donos da casa são o Exú Tranca Rua de Embaré e a Pomba-Gira Maria Mulambo.

É uma entidade que atende a todos, de crianças a idosos, sempre com muito respeito e determinação, abrindo os caminhos, orientando na vida material e espiritual, encontrando sempre equilíbrio para que haja no mundo mais união, caridade, humildade e, principalmente, amor ao próximo”.

(Laroiê, Exu Gato Preto!)

Nesta concepção, Tranca Ruas teria ligação com o orixá Ogum, já Tranca Rua das Almas teria também ligação com Oxalá e Omolu.

As chaves que garantem a máxima segurança, segundo o dito popular, são sete pela única razão de que sete é um número especial, associado desde a antiguidade com o misticismo, a magia, a transcendência, a sabedoria superior.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

De acordo com Botelho (1982), Omulú é o orixá que rege a morte e a passagem para o plano espiritual, o momento do desencarne. É o dono dos cemitérios, responsável pela passagem da vida para a morte e também para guiar os espíritos para os locais considerados adequados em conformidade com sua vida terrestre.

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Exu Lálú é representado pelo igbá funfun (cabaça branca).