Quem é o educador da educação formal?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Na educação formal sabemos que são os professores. Na não- formal, o grande educador é o outro, aquele com quem interagimos ou nos integramos. Na educação informal, os agentes educadores são os pais, a família em geral, os amigos, os vizinhos, colegas de escola, a igreja paroquial, os meios de comunicação de massa etc.

A educação formal é metodicamente organizada., Ela segue um currículo, é divida em disciplinas, segue regras, leis, divide-se por idade e nível de conhecimento. Diferentemente daquela primeira, a educação informal “é um processo permanente e não organizado”.

A distinção feita é em grande parte administrativa. A educação formal está ligada às escolas e instituições de formação; não formal com grupos comunitários e outras organizações; e informal cobre o que resta, por exemplo. interações com amigos, familiares e colegas de trabalho. (Ver, por exemplo, Coombs e Ahmed 1974).

A educação formal é aquela que acontece no sistema de ensino tradicional, ou seja, em escolas e universidades. Sua principal característica é fazer parte de um modelo sistemático, estruturado e administrado de acordo com leis e normas. O currículo é padronizado e as áreas de conhecimento são divididas em disciplinas.

Como conhecimento formal, consideram todo aprendizado transmitido na forma gradual e de maneira cronológica na instituição de ensino, ou seja, de acordo com a classificação dos conteúdos em relação a idade dos alunos.

Professor: É a pessoa que ensina ciência, arte, técnica e outros conhecimentos, profissional que ministra aulas em todos os níveis educacionais. Educador: É quem ensina a questionar, ter raciocínio lógico, senso crítico, dialogando para ampliar o conhecimento de ambos.

O educador ou professor é considerado como um mediador do conhecimento, porém para se praticar uma pedagogia de qualidade é necessário priorizar o desenvolvimento humano e o respeito às diferenças.

A aprendizagem é realizada por meio do desenvolvimento de habilidades e competências que ocorrem na forma prática e não somente com um currículo organizado, como no ensino formal. Isso pode ser feito por meio de atividades lúdicas, por passeios em locais históricos ou mesmo visita uma biblioteca, por exemplo.

1. Educação formal

  • Pré-escola ou Educação Infantil.
  • Ensino Fundamental.
  • Ensino Médio.
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • Ensino Técnico.
  • Ensino Superior.
  • Pós-Graduação: Especialização, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado.

Na educação formal, entre outros objetivos destacam-se os relativos ao ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, normalizados por leis, dentre os quais destacam-se o de formar o indivíduo como um cidadão ativo, desenvolver habilidades e competências várias, desenvolver a criatividade, percepção, ...

Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida. Espero ter ajudado!

Para Gandin (l995), a educação formal escolar possui três objetivos básicos: a formação da pessoa humana, o desenvolvimento da ciência e o domínio da técnica, sendo estes três fatores indispensáveis para que o homem consiga se inserir numa sociedade e viver de acordo com as regras desta sociedade.

A educação formal é uma educação institucionalizada, ocorre em espaços sistematizados, suas atividades são assistidas pelo ato pedagógico e preocupa-se com a aquisição e construção do conhecimento que atendam as demandas da contemporaneidade, nas diferentes disciplinas escolares.

José Carlos Libâneo (2018) “Formal refere-se a tudo que implica uma forma, isto é, algo inteligível, estruturado, o modo como algo se configura. Educação formal seria, pois, aquela estruturada, organizada, planejada intencionalmente, sistemática.

Na não-formal, o grande educador é o "outro", aquele com quem interagimos ou nos integramos. Na educação informal, os agentes educadores são os pais, a família em geral, os amigos, os vizinhos, colegas de escola, a igreja paroquial, os meios de comunicação de massa, etc.