Quem é o dono do CV?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

William da Silva Lima, o Professor.

Com grande experiência na área de segurança pública, o major PM Francisco Amorim Magalhães, de 40 anos, passou a comandar a Secretaria Municipal de Ordem Pública de São Gonçalo, desde a última sexta-feira (3).

Terceiro Comando Puro, conhecido também pela sigla TCP, é uma organização criminosa carioca, surgida no Rio de Janeiro, a partir de uma dissidência do Terceiro Comando, liderada pelos traficantes Facão e Robinho Pinga. Atualmente, é a segunda maior facção do Rio de Janeiro.

Não é segredo que o PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

Comando Vermelho (Rio de Janeiro)
É a 2ª maior facção brasileira. Em 2020, segundo a Revista Veja, a estimativa era de que o grupo contava com 30 mil integrantes.

Estima-se que, hoje, a organização criminosa possua cerca de 130 mil membros, dentro e fora das prisões. Pode-se dizer que é um “sindicato do crime”, que comanda rebeliões, fugas, resgates, assaltos, sequestros, assassinatos e o tráfico de drogas.

1979, Ilha Grande, Rio de Janeiro

6 de abril de 1579

São Gonçalo foi fundado em 6 de abril de 1579 pelo colonizador Gonçalo Gonçalves. Seu desmembramento, iniciado no final do século XVI, foi efetuado pelos jesuítas, que instalaram uma fazenda na zona conhecida como Colubandê no começo do século XVII, às margens da atual rodovia RJ-104.

Gonçalo Gonçalves, conhecido como o velho, em 06 de abril de 1579, que mandou construir a primeira capela de São Gonçalo dedicada a São Gonçalo D'Amarante, já Gonçalo Gonçalves era originário de Amarante, cidade do Minho em Portugal.

Atualmente, o município conta com uma média de 4 mil pessoas desta população nos dois presídios existentes – Tiago Teles de Castro Domingues e Juíza Patrícia Lourival Acioli, ambos em Guaxindiba.

À frente do TCP, tanto em área territorial quanto em população, estão o Comando Vermelho — a maior facção do tráfico — e as milícias. O TCP atualmente é chefiado por Menor P, Peixe, Peixão, Coronel, Bill e TH.

Por exemplo, comunidades controladas pelo Comando Vermelho usam gírias como “é nós” e o Terceiro Comando, por sua vez, usa “é a gente”.

Os traficantes do Terceiro gostam de usar Adidas, por conta das três listras (“Tudo 3”). O Comando Vermelho usa Nike: além de ser concorrente da marca alemã, o símbolo da vírgula lembra uma letra C.

Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional.

Marcola é apontado como um dos principais líderes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

O PCC e o CV romperam um pacto que mantinham para a compra de drogas e armas em regiões de fronteira em meados de 2016. Segundo a socióloga Camila Nunes, que investiga as organizações criminosas, o fim da aliança pode ter ocorrido por disputa pelo controle de presídios.

Marcus Vinícius Nepomuceno Serpa Filho

O Comando Vermelho, inimigo do PCC (Primeiro Comando da Capital), também tem um Marcola. Trata-se de Marcus Vinícius Nepomuceno Serpa Filho, 34, apontado pelo MP-CE (Ministério Público do Ceará) como um dos líderes da facção criminosa naquele estado. Ele foi preso em 9 de julho de 2021.

Ambos fizeram o sinal de “3” com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).