Quem é o dono do atabaque?

Perguntado por: umonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Assim como o ser humano que recebe um orixá ao nascer que vai ser o responsável por cuidar dele durante toda a vida terrena, ao se transformar em um ilú o atabaque também recebe um orixá que será seu dono, que tanto pode ser um oboró (orixá masculino) ou uma iyabá (orixá feminino).

Atabaque Madeira 70×13
10x de R$32.90 sem juros no cartão de crédito.

No caso em que um desses atabaques seja derrubado ou venha a cair no chão durante uma cerimônia, esta é interrompida por alguns instantes, em sinal de contrição.

Alabê ou Ogã: iniciados no Candomblé, Batuque de Nação e Umbanda, preparados para tocar os tambores e atabaques. Babalorixás e Yalorixás: são pessoas que ao realizarem os ritos, obrigações e sacrifícios durante sua caminhada religiosa e espiritual são im-poderadas por outros Pai e Mãe de Santo como Sacerdote.

Atabaque (do árabe "al-Tabaq": "prato") é um instrumento musical de percussão africano da família dos membranofones percutidos. É usualmente tocado em rituais religiosos afro-brasileiros como o candomblé e umbanda, empregado para convocar as entidades (orixás, inquices e voduns).

O Ogã precisa ser feito no santo para saber diferenciar os toques próprios de cada Orixá e falange; conhecer os pontos da gira mediante a orientação do Babalorixá; preparar novos Ogãs, ensinando-lhes o uso e o trato dos atabaques.

O Candomblé, é um culto baseado em vários rituais de etnia africana. Já a Umbanda, tem como base: divindades africanas, catolicismo, espiritismo e rituais indígenas.

Trata-se de um sacerdote escolhido pelo orixá para conservar-se lúcido, isto é, não entrar em transe, durante os rituais (trabalhos). Nos terreiros de Umbanda e em alguns terreiros de Candomblé, “ogã” designa apenas os iniciados que têm como principal função tocar e cantar os “pontos”5 durante os ritos.

Mas, no Brasil, a maioria dos terreiros de candomblé adotou nomes específicos dos atabaques que provêm do Fon (Fòngbè), língua dos Jeje e do Ewe, que são Hun (o atabaque maior), Hunpí (o atabaque médio) e Lé (o atabaque pequeno).

  • Jair.
  • Saib.
  • Studebaker.
  • Tanoaria Paulinho.
  • Xango.

Gente, o atabaque é um instrumento de percussão incrível pra dar um toque especial em vários tipos de música, tá? Ele é usado em rituais, danças e festas religiosas, principalmente nas crenças de origem afro-brasileira. Mas também faz sucesso em ritmos populares, como samba e axé.

O mais difícil no atabaque é o primeiro passo, aprender a tocar a nota aguda. A nota grave é fácil, apenas batendo com a mão na borda do couro. A nota aguda você tem que fazer com a mão o movimento de um chicote, tocar no centro do couro, não deixar ele vibrar e fazer o estalo.

Já nos atabaques, além de saudar o chão pedindo seu. axé, tocamos três vezes com as costas das mãos na. beirada de cada um dos atabaques pedindo saúde, paz. e prosperidade, para em seguida tocarmos nossa testa.

Os atabaques do candomblépodem ser tocados pelo Alabê (nação Queto), Xicarangoma (nações Angola e Congo) e Runtó (nação Jeje) que é o responsável pelo rum (o atabaque maior), e pelos ogãs nos atabaques menores sob o seu comando, é o Alabê que começa o toque e é através do seu desempenho no rum que o Orixá vai ...

Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.

Na Mesopotâmia foram encontrados pequenos tambores (tocados tanto verticalmente, quanto horizontalmente) datados de 3000 anos antes de Cristo. Tambores com peles esticadas foram descobertos dentre os artefatos Egípcios, de 4000 anos antes de Cristo.

Xirê é uma palavra Yorubá que significa roda, ou dança para a evocação dos Orixás conforme cada nação.

O atabaque é um instrumento musical que chegou ao Brasil através dos escravos africanos, é usado em quase todo ritual afro-brasileiro, típico do Candomblé e da Umbanda e das outras religiões afro-brasileiras e influenciados pela tradição africana.

Aprenda a tocar atabaque - toques: marcação, nagô, ijexá, samba, congo e barra vento.