Quem é o dono do aplicativo iFood?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Movile

Quem é o dono do iFood? Desde 2022, a Movile detém o controle acionário do iFood. A empresa já era acionista majoritária da empresa, e em novembro adquiriu a fatia restante (33,3%) da então acionista minoritária, a Just Eat Holding Limited.

O iFood é uma empresa brasileira que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. E para proporcionar uma experiência incrível a cada um deles, nossa entrega vai muito além do delivery.

Com isso, o negócio do iFood foi avaliado em US$ 5,4 bilhões (R$ 28 bilhões.) Atransação faz do iFood a startup mais valiosa doBrasil e a segunda da América Latina, segundo a agência Bloomberg: apenas Kavak (US$ 8,7 bilhões) vale mais.

Osasco

Essa proposta não é novidade para o iFood: desde a inauguração da sede em Osasco (SP), em 2018, o local oferece aos colaboradores um ambiente de trabalho lúdico e funcional, que dialoga com o conceito work & play, popularizado por grandes empresas do Vale do Silício.

O iFood foi comprado por R$ 9,4 bilhões pela gigante holandesa Prosus, controladora da Movile, uma empresa brasileira, com sede em Campinas, e atuante nos segmentos de pedido e entrega de alimentos, bilheteria e logística.

Atualmente, o iFood possui mais de três mil e mais de 200 mil restaurantes cadastrados, espalhados por mais de mil cidades brasileiras.

No ano passado, a companhia afirmou ter rejeitado uma oferta de US$ 2,3 bilhões por sua participação na empresa brasileira de delivery, afirmando que o valor estava muito baixo.

Esta opção está disponível nos mais de 116 mil restaurantes espalhados por mais de 882 cidades no Brasil.

Reunidos, os empreendedores estavam em busca de acelerar o negócio e torná-lo mais escalável – tudo isso entregando uma melhor experiência para o cliente. Criadores do iFood, a partir da esquerda: Felipe Fioravante, Patrick Sigrist, Eduardo Baer e Guilherme Bonifácio.

iFood é um serviço de delivery de refeições que conta com um app gratuito para smartphones. Ele permite que o usuário peça os seus pratos preferidos sem ter que ligar para os restaurantes. Como se cadastrar no iFood?

Não é a primeira vez que o iFood se retira de um mercado internacional. Em 2016, a empresa chegou ao México, mas a operação no país deixou de receber investimentos nos últimos anos, e foi descontinuada de forma discreta. Agora o Brasil é o único país em que o app de food delivery atua.

De acordo com a Abrasel, o aumento nos preços na plataforma é causado pelas altas taxas que o iFood cobra dos restaurantes, que acabam sendo repassadas ao consumidor final. A associação detalha que o aplicativo cobra em média 16% a 25% de taxa de serviço, mas muitas vezes essa porcentagem pode chegar a 30%.

Segundo o CFO do Ifood, a empresa dar prejuízos em seus balanços é uma escolha que busca diretamente a fidelização do cliente, o que tende a ser extremamente valorizado em um setor tão competitivo como o de delivery.

Neste ano, o campeão foi, como em 2021, o queridinho do delivery: o hambúrguer. Durante o ano, o iFood entregou 115,3 milhões de hambúrgueres no país —ou 236 unidades por minuto. Isso representa uma fatia de 13% de tudo o que foi pedido no app em 2022.

O iFood foi criado pelos sócios Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Fioravante em 15 de maio de 2011, em São Paulo (SP). Inicialmente, a empresa era um guia impresso de cardápios chamado Disk Cook, e os pedidos eram feitos por meio de uma central telefônica.

Números do iFood
Atualmente, a empresa está disponível em mais de 1,7 mil municípios do Brasil.