Quem é o dono do aeroporto de Brasília?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Inframerica

A Inframerica é a atual administradora dos Aeroportos de Brasília e Natal.

21 de abril de 1960

O Aeroporto foi inaugurado em 3 de maio de 1957 e há 66 anos faz parte da história da construção da capital federal. A cidade de Brasília só foi inaugurada em 21 de abril de 1960, mas o aeroporto já estava lá pronto para auxiliar na logística das obras da nova capital.

Estão na lista o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, em Recife/Guararapes (PE), na segunda posição; o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na quarta colocação; o Aeroporto Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), em sexto lugar; e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), em sétimo.

Salinópolis (Pará)

Hartsfield Jackson Atlanta International Airport

Os maiores aeroportos do mundo por número de passageiros. O maior aeroporto desta lista é o Hartsfield Jackson Atlanta International Airport nos USA. Com 724.145 decolagens e aterrissagens em 2022, é uma das maiores do mundo em todos os aspectos. 37 companhias aéreas decolam daqui para inúmeros destinos.

Aeroporto Santos Dumont

Aeroporto Santos Dumont (SDU)
Sem dúvida, um dos aeroportos mais bonitos do Brasil e do mundo!

O terminal catarinense teve a melhor média de satisfação geral dos passageiros em 2022 entre todas as categorias. Ficou com uma nota de 4,78 (de no máximo 5), seguido pelo Aeroporto de Vitória (nota 4,67).

Congonhas

Congonhas, Brasil
A poucos quilômetros do centro da cidade — o que em São Paulo significa que ainda está no meio do município — a pista única, que estreou na década de 1930, é cercada pela expansão urbana, ou seja, você estará sobrevoando prédios e telhados até o último momento.

Aeroporto Internacional de Guarulhos – SP.

Atlanta

Atlanta, nos Estados Unidos, tem o aeroporto mais movimentado do mundo, com 93,7 milhões de passageiros.

Entenda por que Brasília tem formato de avião
A concepção do Plano Piloto da cidade foi criada com base em seu território, sua topografia e o escoamento da água. Outra intenção do projeto foi simbolizar o gesto de quem assinala uma cruz, como um símbolo de conquista.

Atualmente, o aeroporto da capital federal atende a 38 cidades brasileiras e a dois destinos no exterior. É o único aeroporto com ligação para todas as capitais do Brasil. Operam nos terminais cinco companhias aéreas, com um total de 223 voos diários.

BSB - Não é a "sigla de Brasília". BSB é, na verdade, o código IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) para o Aeroporto Internacional JK, mas a gente assimilou como sendo nossa sigla mesmo. Há quem defenda que BSB é Back Street Boys... melhor deixar isso pra lá!

Seis dos terminais estão localizados na região Sudeste, dois no Nordeste e um na região Sul e Centro-Oeste, respectivamente. Guarulhos lidera a lista seguido por Congonhas, em São Paulo, e Brasília, totalizando cerca de 65,4 milhões de passageiros, correspondendo a 36% de todo o tráfego aéreo do Brasil.

Estamos falando do aeródromo Juancho E. Yrausquin (IATA: SAB , ICAO: TNCS), na ilha de Saba, Antilhas Holandesas, no mar do Caribe.

Santos Dumont

Construído na década de 1930 sobre um aterro à beira da Baía de Guanabara, o Santos Dumont foi o primeiro aeroporto exclusivamente civil a ser inaugurado no Brasil. É o aeroporto mais movimentado do estado do Rio de Janeiro .

1 – São Paulo – Dubai
Percorrendo 12.218 km entre São Paulo e Dubai, a Emirates leva a medalha de ouro no voo mais longo saindo do Brasil. Seu Airbus A380 leva 14h10 para cumprir o trajeto, levando mais de 500 passageiros a bordo.

São percorridos 68 km em apenas 25 minutos! Partindo do aeroporto de Guarulhos, um voo da Latam para Rio Branco (AC) é considerado o mais longo da empresa aérea. Ao todo, são 4 horas de viagem para os passageiros que embarcam neste voo. A distância que liga o terminal paulista à capital acreana é de 3.150 km.