Quem é o dono da Tramontina hoje?

Perguntado por: amarinho6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Clovis Tramontina

Com mais de cem anos de história, a Tramontina, hoje presidida pelo empresário Clovis Tramontina, se consolidou com uma marca conhecida no mundo inteiro. Clovis preside a organização desde 1992 e é neto de Valetin e Elisa.

Clovis Tramontina

A liderança de Clovis Tramontina reflete seu espírito simples. Neto dos fundadores Valentin e Elisa Tramontina e filho de Ivo e Laura Tramontina, tem 66 anos.

Viúvo de Laura Maria Giacomoni Tramontina, o empresário deixa cinco filhos: o atual presidente do conglomerado, Clovis Tramontina, além de Rejane, Carlos, Raquel e Renato. Ele também era avô de Elisa, Marcos, Ricardo, Bruna, Gustavo, Daniela e Luiza, e bisavô de Rafaela e Lucas.

Diferentemente do que a Globo deu a entender em notas internas, os jornalistas Carlos Tramontina e Chico Pinheiro não saíram da emissora porque queriam ou porque pediram. Celetistas que eram, foram demitidos porque ganhavam altos salários e estavam desgastados.

Farroupilha

Desde 1978, mais de 50 milhões de panelas Tramontina já circularam no mercado, todas produzidas na fábrica da Tramontina em Farroupilha, na serra gaúcha.

Relativo a dragão. Etimologia (origem da palavra dragontino).

Atualmente, os 10.000 funcionários da Tramontina convivem com 765 robôs espalhados pelas dez fábricas.

Com faturamento que já supera os R$ 10,1 bilhões este ano – e ainda recorde de exportações e contratação de 2 mil funcionários durante a pandemia –, a Tramontina reforça sua presença no mercado interno e externo.

Tanto os meus filhos como os dos meus sócios estão preparados”, afirma Clovis, que tem três filhos: Marcos (atual diretor administrativo), Ricardo (diretor executivo) e Elisa (sem cargo na empresa).

Filho de imigrantes italianos, Valentin Tramontina iniciou o império que viria a se tornar o maior no segmento de ferramentas e utensílios no Brasil, no ano de 1911, na cidade de Carlos Barbosa/RS.

Como não tinha nenhuma experiência, diz-se que a única ocupação disponível para ele era ser o porteiro do prostíbulo da pequena cidade, que viria a ser chamada posteriormente de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul.

Sobrenome italiano, com origem toponímica, típico da Campânia, Calábria e Vêneto. Pode indicar a procedência de ancestrais que viveram em cidades como Tramonti, em Udine e Salerno.

A história da Tramontina começou em 1911, quando Valentin Tramontina chegou à localidade que viria a se tornar Carlos Barbosa, para montar o seu próprio negócio, uma cutelaria especializada em canivetes. Filho de italianos e nascido em Santa Bárbara, Valentin criou uma pequena oficina em um terreno alugado.

Carlos Tramontina apresentará o CNN Freedom Project, com previsão de estreia ainda para 2023. Carlos Tramontina foi contratado pela CNN Brasil um ano após deixar a Globo. O jornalista vai assumir a apresentação do CNN Freedom Project, um programa novo, que tem como objetivo denunciar e discutir a escravidão moderna.

Um dos motivos foi o alto salário do jornalista, na casa de R$ 200 mil. Na mesma semana, Carlos Tramontina deixou a emissora após 42 anos de casa.

Na edição do jornal do último dia (14), ao retornar do intervalo comercial, o jornalista se atrapalhou ao informar o horário e soltou, com muita precisão, um "seis e ônibus". Ele na verdade quis dizer "18h11", misturando com a notícia que iria falar na sequência sobre os ônibus de São Paulo.

Por que a TV Globo está demitindo jornalistas e cinegrafistas? A rede da família Marinho apresentou uma explicação: está em processo de contenção de despesas para manter a empresa “firme” no mercado.

O jornalista manifestou sua vontade de focar na vida pessoal. "Depois de 43 anos em atividades jornalísticas diárias, estou deixando a Globo, uma decisão tomada em comum acordo com a empresa. É hora de curtir a família, os hobbies e ter mais tempo para viajar", escreveu em seu Instagram.