Quem é o dono da sucuri da novela Pantanal?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

O animal aparece em momentos decisivos, mata aqueles que ameaçam a vida no bioma e faz justiça com as próprias presas. Mas a cobra é, na verdade, uma das formas assumidas pelo Velho do Rio (Osmar Prado) para proteger os moradores da região na novela das nove de Globo.

No Pantanal, em específico, as sucuris preferem peixes, podendo também se alimentar de mamíferos, aves e répteis.

Apesar da vingança ser de Alcides (Juliano Cazarré), foi uma sucuri a responsável por dar fim ao vilão da novela das nove da Globo ao arrastá-lo para o lado. Disfarce favorito do Velho do Rio (Osmar Prado), a cena deixou como dúvida se foi ou não a entidade que matou o crápula.

Debilitado por conta de uma bala, ele se transformará em uma sucuri e se esconderá em uma embarcação no meio do curso d'água. O fazendeiro não conseguirá desviar ao se deparar com a serpente, como se estivesse sob um forte feitiço na novela das nove da Globo.

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

Após flagrar um fazendeiro e seus capangas colocando fogo na mata, a entidade tenta puni-los. O velho se transforma em cobra, mas é tarde demais. O fogo cresce e atinge a sucuri, que fica sem saída. É o início do sofrimento do pai de José Leôncio (Marcos Palmeira).

“O Velho do Rio está na mata fazendo suas misturas de ervas. Está fraco, abatido. Enquanto nos perguntamos o motivo, ele tira uma bandagem e vemos que o remédio era para si. É o tiro que ele tomou de Solano e ficou alojado nas costas e vem tirando as suas forças, os seus poderes”, descreve Bruno Luperi em seu texto.

Jararaca pintada: Essa é a cobra “boca de sapo”, também conhecida popularmente como jararaca pintada, ganhou destaque no Brasil todo depois que apareceu na novela Pantanal.

A sucuri que aparece em cenas da novela Pantanal é uma réplica encomendada especialmente pela equipe de arte da trama, liderada pela produtora Miriam Saback, a Mirica.

A explicação foi dada pelo professor a um portal de notícias do Mato Grosso do Sul. Conforme conta o especialista – que atua há 30 anos com ataques de animais aquáticos a seres humanos no Pantanal – não existe nenhum relato oficial de que uma sucuri tenha engolido uma pessoa.

Sucuri gigante, com 6 metros, é encontrada em Bonito (MS); veja

  • Cobras gigantes despencam de teto de casa na Malásia.
  • Raríssimo! Foto de botos com sucuri na boca, na Bolívia, vira artigo científico.

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.

Mais sobre o assunto
Ele negará e afirmará que o intuito foi sempre protegê-la de todo mal, independente se Maria Marruá (Juliana Paes) a abandonasse ou não.

A morte do Velho do Rio
O velho – que é Joventino, pai de Leôncio -, confirma que morreu picado por uma cobra quando foi caçar marruás na mata.

O velho do Rio confessa estar muito cansado. Assim, caberá a José Leôncio se tornar o novo protetor do Pantanal, e pede que ele cuide dos netos, assim como ele cuidou do filho. A cena vai ao ar no capítulo desta sexta-feira (7).

O chalaneiro carrega o andarilho até seu barco e cuida de seu ferimento. O auxílio do homem é suficiente para salvar o Velho do Rio, que depois aparece na tapera de Juma. Mas a mocinha fica sabendo da história por Eugênio – mais um personagem que prova a existência da famosa entidade pantaneira.