Quem é o dono da Porsche?

Perguntado por: nnunes6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Porsche. Porsche e Volkswagen sempre tiveram uma ligação estreita. Projetista do Fusca, Ferdinand Porsche era pai de Ferry Porsche, que iria transformar a empresa de engenharia da família em uma fábrica de carros esportivos. Atualmente, a marca Porsche é parte do Grupo Volkswagen.

Na Europa Ocidental, o maior mercado mundial de automóveis, quase um a cada cinco carros novos são do Grupo Volkswagen. O grupo é formado por 12 marcas de países europeus: Volkswagen, Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciais, Scania e MAN.

Todas as ações ofertadas da Porsche são preferenciais, ou seja, sem direito a voto. Dessa maneira, o controle da empresa permanecerá com o grupo Porsche Automobil Holding, das famílias Porsche e Piëch, também maior acionista da Volkswagen, e isso preocupa os investidores.

Enzo Ferrari

Os principais acionistas individuais da Ferrari incluem Exor (a Holding da Família Agnelli, também proprietária da FIAT Chrysler) com 24% de suas ações, Piero Ferrari (filho de Enzo Ferrari, fundador da empresa) e outros investidores institucionais como BlackRock e T. Rowe Price Associates.

Chrysler

Dodge. Fundada em 1900 como a Dodge Brothers, passou a ser uma marca do grupo Chrysler em 1928. Ficou conhecido como o braço de veículos comerciais e também pela produção de veículos de gama intermediária, posicionados abaixo da principal marca do grupo em termos de prestígio. Em 2014, virou parte da FCA.

Cinquenta unidades foram feitas, o que faz do Carrera GTS um dos Porsche mais raros de todos (pois o Carrera GTR é ainda mais raro, com 17 unidades, mas não está no vídeo). Porsche 911 GT1 Para muita gente, este é o ultimate 911, ainda que de 911 ele só tenha o para-brisa e parte da estrutura dianteira.

grupo Volkswagen

Desde 1998 a Lamborghini pertence ao grupo Volkswagen.

A grande novidade do levantamento é a Tesla, que lidera o valor de mercado entre as companhias da indústria automotiva e está no top 10 do ranking geral, ocupando a 9ª posição.

BMW Group. Outra alemã na lista, é dona das marcas BMW, MINI e Rolls Royce.

A rede de concessionárias no país é formada por onze Porsche Centers (showroom e pós vendas) e um Centro Técnico que estão localizados nas principais cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Recife e Ribeirão Preto.

A família Porsche/Piëch está a ponderar vender parta da sua participação no grupo Volkswagen - onde é o maior acionista com 31,4% do capital - para financiar a compra de uma posição de controlo na Porsche, que deverá entrar em bolsa no próximo ano, noticia esta terça-feira o jornal alemão Handelsblatt.

O conselho da Porsche aprovou a aquisição de participação majoritária da empresa na montadora Volkswagen. Assim, a marca alemã de automóveis esportivos de luxo passa a ser a virtual controladora da conterrânea. Por tabela, leva também a sueca Scania, recém-incorporada pela Volks.

Em novembro de 2021, a Bugatti Automobiles SAS tornou-se parte da Bugatti Rimac, uma joint venture entre o fabricante croata de veículos elétricos Rimac Group e a Porsche AG. A JV seria chefiada pelo fundador e CEO da Rimac, Mate Rimac, com sua empresa assumindo uma participação de 55% na Bugatti.

Fiat Chrysler Automobiles

FCA – Fiat Chrysler Automobiles
Formada em 2014 após a compra total do antigo grupo Chrysler pela Fiat, a FCA hoje é formada por Fiat, Chryler, Jeep, Dodge, RAM, Alfa Romeo, Maserati e Lancia.

Daimler

O grupo Daimler, dono das marcas Mercedes-Benz e Smart e detentor de participação na Daimler Truck, Denza e Baic Motor, mudou de nome. A partir desta terça-feira (1º), passa a ser chamado de Mercedes-Benz Group, sua principal marca de automóveis.

Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.

Apple

A Apple (AAPL; AAPL34) é a marca mais valiosa do mundo, de acordo com o ranking Kantar Brandz 2023. O valor da companhia é avaliado em US$ 880,455. O ranking evidencia o setor tecnologia, que predomina as quatro primeiras colocações. Em segundo lugar está o Google, seguido pela Microsoft e Amazon.

Além de superar a Toyota e a Mercedes-Benz, a Tesla alcançou outra marca histórica: a montadora californiana passou a valer mais que três vezes o valor combinado das duas tradicionais montadoras americanas Ford e General Motors.