Quem é o dono da Facily?

Perguntado por: ljaques . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Diego Dzodan

Diego Dzodan, da Facily, conta como criou negócio para baixa renda, superou crise no Procon e quer crescer 30% ao mês.

Os problemas começaram em maio de 2021, quando as reclamações sobre produtos não entregues ou pagamentos não feitos começaram a chegar em massa ao órgão de defesa do consumidor. Naquele mês, a Facily foi alvo de 2.068 mil queixas, ante 223 no mês anterior. A partir daí, o número disparou.

WilliamOrestes Vitorino de Oliveira Up!

A startup Facily (Android, iOS), criada pelo ex-vice-presidente do Facebook para a América Latina Diego Dzodan, tem uma proposta diferente. Ela é, sim, um marketplace digital, mas estimula vendas coletivas e não cobra comissão dos parceiros, o que garante preços baixos nas ofertas.

Por que é mais barato
O sistema da Facily funciona como uma compra coletiva, na qual os usuários compram conjuntamente para que os preços fiquem atrativos. Além disso, o frete é isento porque o produto vai para um dos 12 mil pontos de entrega nas nove cidades da operação.

Segundo Dzodan, os vendedores recebem mais pelo Facily mesmo que os preços sejam menores ao consumidor e que a startup cobre uma comissão média de 15% por venda.

Aquele que é um ponto de retirada Facily ganha uma taxa fixa que corresponde a R$1,00 diante a produtos, cujo seja maior que R$20,00. Além disso, existe uma comissão referente a 5% em produtos que o custo seja menor que 20 reais.

Empresa quer usar investimentos recebidos no final do ano para ampliar operações e fortalecer cadeia logística no país. Atualmente com centros de distribuição em nove cidades, a Facily quer expandir esse número para 16 até o final de 2022. Para isso, conta com os investimentos que recebeu no final do ano passado.

Para o cidadão comum, o Facily App é uma plataforma de compras coletivas. Ou seja, as compras são feitas em grupos e, consequentemente, os preços dos produtos são preços de atacado, que, no geral, costumam ser mais atraentes do que no mercado.

Todas as reclamações para Facily. Exibindo 10 de 236866 reclamações (todas as reclamações ativas da empresa Facily).

Segundo a empresa, vendedores contam com a tecnologia, logística e infraestrutura do Facily. Assim que a venda é concluída, cabe aos comerciantes preparar as encomendas e levá-las até o centro de logística da empresa, localizado em Osasco.

A Facily irá realizar a coleta dos Produtos Não Perecíveis que não forem retirados pelo Usuário num prazo estimado de até 10 (dez) dias úteis, contados do prazo final de retirada dos Produtos pelos Usuários, podendo este prazo sofrer eventual dilatação a depender da operação da Facily.

Saldo Final: a Facily parece ser uma boa opção para economizar nas compras. Porém, os problemas com a demora na entrega e a dificuldade no atendimento são destaques relevantes. Por isso, a plataforma da Facily não parece ser uma opção confiável para compras urgentes ou que a entrega tenha que ser muito rápida.

Veja o desempenho de Facily
A maioria das reclamações são sobre Estorno do valor pago, Propaganda enganosa, Atraso na entrega. De todos que reclamaram, 65.2% voltariam a fazer negócio, e deram uma nota média de 7.14 para o atendimento.

Um ponto de retirada Facily ganha uma taxa fixa de R$ 1 Real para os produtos com valor acima de R$ 20 Reais e um comissionamento de 5% em cima dos produtos com valor abaixo de R$ 20 Reais. Esse valor é simbólico e o maior ganho possível para o empreendedor é o aumento da rotatividade de clientes diariamente.

É importante lembrar que o prazo de entrega informado no aplicativo é de 36 horas úteis a partir da confirmação do pagamento.