Quem é o dono da Claro?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Quem é Carlos Slim? Carlos Slim é um empresário mexicano, controlador da América Móvil, maior operadora de telefonia celular da América Latina. A empresa é dona de marcas como a Claro, Embratel e Net, no Brasil.

Incorporações. Em janeiro de 2015, a Claro incorporou as empresas Embratel e NET e passou a ser uma companhia aberta, com razão social "Claro S.A.", porém mantendo as marcas das empresas, diferente do que ocorreu na incorporação das operações da Telefónica no Brasil pela sua subsidiária Vivo.

A Vivo é a líder neste quesito, com uma média de 390,9 Mbps. No relatório anterior, de julho de 2022 (com dados de março a maio daquele ano), Claro e TIM dividiam a liderança, mas com velocidades muito menores, de 51,6 e 54,3 Mbps, respectivamente.

Serviços Digitais. Importante: Comunicamos que a aquisição avulsa dos serviços de valor agregado na Oi Móvel foi suspensa em 01/01/2023. Assim que a sua migração for concluída para a Claro móvel, você poderá adquirir os serviços comercializados pela Claro.

O grupo português Portugal Telecom e o espanhol Telefónica decidiram que migrarão todos os 16,8 milhões de clientes da Telesp Celular, Telefônica Celular, Global Telecom e Tele Centro Oeste Celular para uma empresa só. Eles passarão a ser clientes da nova operadora Vivo, a maior do país.

BTG Pactual

A operação de fibra ótica da Oi, chamada V. tal, foi vendida para a Globenet em julho do ano passado. A companhia pertence ao BTG Pactual (BPAC11). A aquisição dos ativos da Oi somou R$ 12,9 bilhões e já possui aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Brasil

Desde 2016, a Oi está em processo de recuperação judicial com uma dívida bilionária e a solução foi negociar a infraestrutura da empresa. Parte da divisão de telefonia móvel foi vendida para a TIM, Vivo e Claro que, inclusive, fizeram o pagamento da transação em abril de 2022.

Apenas um homem latino-americano integra o "top 10" de mais ricos do mundo da revista Forbes: o empresário mexicano Carlos Slim , do ramo de telecomunicações. A fortuna estimada de Slim é de US$ 93 bilhões, que lhe valeu o 8º lugar entre os grandes bilionários.

Além da fatia de cerca de 42% na InfraCo, a Oi manterá a ClientCo, seu braço de prestação de serviços. Assim, a expectativa é de que a empresa não só se transforme em uma companhia focada em infraestrutura, mas passe a ser uma operadora neutra. “A Oi poderá vender para outras empresas, sem atender o cliente final.

A Oi foi criada em 1998 a partir da privatização do Sistema Telebrás, operando em 64% do Brasil. Na ocasião, a cisão da Telebras deu origem à holding Tele Norte Leste Participações, que passou a se chamar Telemar.

Com mais de 100 milhões de clientes em todo o Brasil, a Vivo é a operadora com a maior base ativa, totalizando 85,3 milhões de pessoas até o mês de março de 2022, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No quesito de experiência 5G, a Vivo apresentou o melhor desempenho, conquistando três dos cinco prêmios sem dificuldades, com uma pontuação de 390,9 Mbps — cerca de 113,7 Mbps à frente da Claro, que ficou em 3º lugar.

A TIM irá assumir a base de clientes da Oi Móvel em 29 DDDs brasileiros, incluindo 11 e 21, que são os mais populosos. A Claro ficará com linhas de 27 regiões, enquanto a Vivo receberá usuários de 11 diferentes códigos de área. Confira a divisão por estado.

No dia 14 de dezembro de 2020, nossa oferta em conjunto com a TIM S.A. e a Claro S.A foi declarada vencedora do leilão dos ativos da operação de telefonia móvel do Grupo Oi.

Tudo começou quando a Telecom Américas, consórcio formado pela canadense Bell Canada International (BCI), a mexicana América Móvil e a americana SBC International, resolveu unificar suas seis operadoras de telefonia móvel regionais no Brasil: Americel (centro-oeste, Acre e Rondônia), ATL (Rio de Janeiro e Espírito ...

Você pode não saber disto, mas a Oi foi vendida à Claro, TIM e Vivo em dezembro de 2020. A compra foi autorizada em fevereiro de 2022, e os clientes de telefonia móvel da empresa serão divididos entre as operadoras nacionais: Claro, TIM e Vivo.

A migração completa dos usuários deve ser concluída até o 1º trimestre de 2023. Segundo a Vivo, os planos serão semelhantes aos da Oi, sem fidelização ou multa.

A operadora Tim anunciou, na quarta-feira (15), que todos os clientes da Oi Móvel que foram “herdados” pela empresa, após a divisão dos ativos da ex-rival com a Claro e a Telefônica Brasil, já podem utilizar normalmente a sua rede no Brasil.

A Claro continua se destacando no setor por fornecer a melhor experiência para os consumidores. A empresa terminou 2022 com velocidade de download média de 21,5 megas, enquanto o upload foi de 7,7 megas. Dessa vez, porém, a TIM e a Vivo reduziram a distância da primeira colocada.