Quem é o dono da cerveja Skol?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

AB InBev

Quem é Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil e dono da maior cervejaria do mundo. Stella Artois, Budweiser, Corona, Skol, Brahma, Bohemia, Antarctica, Polar, Norteña, Bud Light, Quilmes. Todas essas marcas de cervejas – e outras tantas – fazem parte da companhia AB InBev, a maior cervejaria do mundo.

A cervejaria Ambev, dona das marcas Skol, Antarctica e Brahma, vai abrir as portas de sua fábrica em Jaguariúna, a 123 km de São Paulo, para quem quiser ver de perto como são produzidas as bebidas e ainda degustá-las.

Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann é o dono da maior cervejaria do mundo, Ab InBev, e sócio do 3G Capital, controlador de redes como Burger King, Tim Hortons e Kraft-Heinz.

Skol é uma palavra derivada das línguas escandinavas e usada pelos nórdicos para fazer um brinde. Corresponde ao Português "Saúde!". Em Sueco escreve-se “skål” e no Dinamarquês e Norueguês “skaal”, sendo que o significado literal é "tigela, copo".

Na Suécia, quanto um copo é levantado se diz “Skål!” – que significa “À vossa saúde” ou “à nossa saúde”. A cerveja que revolucionou o mercado brasileiro tem ascendência europeia. Em 1964, a Skol, então sob licença da cervejaria dinamarquesa Carlsberg, foi trazida ao Brasil por um grupo de empresários portugueses.

A Ambev é uma sociedade anônima brasileira, de capital aberto, constituída segundo as leis da República Federativa do Brasil. O principal negócio em que operamos é o de cervejas, em que somos líderes em diversos mercados com marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Quilmes, Labatt, Presidente, entre outras.

Charlene de Carvalho-Heineken é diretora-executiva do conglomerado holandês Heineken International, segunda maior empresa de cerveja do mundo e negócio fundado por sua família no ano de 1863. Além disto, Charlene de Carvalho-Heineken é uma das principais acionistas da cervejaria.

A cervejaria concentra 60% de participação de mercado no País e é dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois. Segundo a Folha, o aumento vai variar de 5% a 6% em chope e cervejas, incluindo embalagens descartáveis.

Inicialmente foi a Cervejaria Rio Claro, fabricante da Caracu, que lançou o produto no Brasil, e na sequência a Brahma adquiriu a marca para uso exclusivamente no país. A Skol foi lançada em Brasília no dia 5 de agosto de 1967, dirigida por José Fleury.

  • Jorge Paulo Lemann
  • Beto Sicupira

Skol

A Skol é a cerveja mais vendida no Brasil, seguida pela Brahma e Antarctica. A Schin e Itaipava, ficam em quarto e quinto lugar.

Feita na China, a Snow lidera o ranking das cervejas mais consumidas no mundo. Impressiona o fato de que, 10 anos atrás, a marca ocupava apenas a 11ª posição na lista, e, desde 2005, teve um crescimento de 573% - muito graças ao próprio mercado consumidor interno. A China tem uma população de 1,35 bilhões de pessoas.

Na sua casa tem Cerveja Therezópolis
A produção se estendeu até 1922 e depois foi retomada em 2006, por um descendente do empreendedor. Em 2021, a Coca-Cola FEMSA e a Andina, ambas engarrafadoras da Coca-Cola, anunciam a compra da marca brasileira, oferecendo ao mercado um portfólio completo de cerveja Therezópolis.

A InBev é o maior grupo de cervejaria do mundo com faturamento estimado em quase 40 bilhões de dólares por ano.

AB InBev

A AB InBev, de capital belga e brasileiro e dona de marcas brasileiras como Skol, Brahma e Antarctica, anunciou a compra da segunda maior empresa do setor cervejeiro mundial, a britânica SABMiller.

Cervejaria Skol-Caracu

Isto aconteceu na sede da Companhia Cervejaria Skol-Caracu, fabricante de Rio Claro, a 173km da capital paulista, que assinou a primeira cerveja em lata do Brasil: a Skol, marca sueca que a cervejaria do interior havia começado a produzir no país em 1967 - antes de ser comprada pela Brahma, que só em 1999 viria a se ...