Quem é o dono da Amil hoje?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 5 votos

A Amil foi criada em 1978, no Rio de Janeiro. Em 2012, a empresa foi vendida para o grupo de saúde americano UnitedHealth Group (UHG).

A decisão da empresa veio após a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) impedir a venda da carteira de 337 mil planos de saúde individuais da Amil à Assistência Personalizada à Saúde (APS). Segundo entendimento da agência reguladora, a United Health estaria repassando a carteira para terceiros.

A Amil faliu? Não. Os planos de saúde individuais da operadora foram repassados para a APS.

A sociedade é composta pelas empresas Fiord Capital, gestora de investimentos fundada pelo empresário sérvio Nikola Lukic; Seferin & Coelho, empresa com investimentos em saúde privada e dona da rede de hospitais e clínicas Life Plus; e Henning von Koss, ex-diretor de empresas do setor, como a própria Amil, Hapvida e ...

O Samaritano e outros cinco hospitais (Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Sírio-Libanês, Moinhos de Vento e Hospital do Coração) recebem isenção de impostos em troca de projetos de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A rede própria da Amil é composta por 15 hospitais no Rio de Janeiro e em São Paulo, que recebem mais de 40 mil pacientes por mês, realizando cerca de 580 mil atendimentos em pronto-socorro, mais de 33 mil internações e de 2.200 partos no primeiro trimestre de 2022.

A Amil atualmente conta com cerca de 2,5 mil leitos e 3 milhões de clientes; O valor de mercado da empresa varia de R$15 bilhões a R $20 bilhões; Rede D'Or e a família Bueno estariam entre as interessadas na compra da operadora.

Já no final de 2021, antes mesmo da aprovação da ANS, os segurados da Amil perceberam entraves nos agendamentos de exames e consultas e notaram um desmonte da rede credenciada ou dificuldades para acessar hospitais e laboratórios. E o problema não parou por aí.

No início de abril, A ANS determinou a suspensão da venda da carteira de clientes individuais e familiares, por constatar que "os compradores das quotas da APS não têm capacidade financeira suficiente para garantir o equilíbrio econômico-financeiro da APS".

A Amil e a APS são controladas pelo UHG (Grupo United Health). A APS, operadora de pequeno porte do UHG, desfez-se dos planos coletivos e ficou só com os individuais. Ou seja, ela ficou exclusivamente com a parte menos rentável, segundo especialistas.

A Unimed Norte/Nordeste é a operadora de plano de saúde de grande porte com maior índice de reclamações do país, segundo o ranking da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Unimed-Rio e a MediSanitas ficaram no segundo e terceiro lugares, respectivamente.

São Paulo – Donos do plano de saúde Prevent Senior, os irmãos Andrea, Eduardo e Fernando Parrillo têm quatro empresas abertas em paraísos fiscais. Trata-se das offshores Shiny, Luna, Hummingbyrd e a Grande Developments.

Glossário - Amil Assistência Médica Internacional S/A.

A empresa Fiordi Capital EIRELI-Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, fiscalmente enquadrada c/ uma EPP-Empresa de Pequeno Porte, foi TRANSFORMADA AUTOMATICAMENTE PARA LTDA de acordo com o ART.

Ex-executivos e fontes do setor de saúde afirmam que uma combinação de fatores levou a americana a ficar para trás no Brasil, como a insistência em um modelo importado de gestão, erros na transição do comando e a centralização de decisões no exterior.

grupo Santa Helena Saúde

O hospital pertence ao grupo Santa Helena Saúde, que administra uma uma rede de hospitais e centros de saúde na região do ABC e uma maternidade, além de comercializar o seu próprio plano de saúde.

Nicolau Mancini

Inicialmente chamado de Hospital Nossa Senhora do Carmo, o Hospital Paulistano foi fundado em 1947, pelos doutores Nicolau Mancini, Dante Smilari Lacovini, Romeu Bertelli e Armando Pocci, entre outros médicos ilustres, com a missão de oferecer à sociedade não apenas um simples hospital, mas um centro de referência em ...

A Amil contava com 38 mil funcionários no Brasil, no ano passado. A reestruturação da empresa está sendo feita pelo CEO da UnitedHealthcare (controladora da brasileira), Molly Joseph.

Em jogo estão 15 unidades hospitalares, 53 ambulatórios, 1,2 mil hospitais credenciados, 7,4 mil laboratórios e centros de diagnósticos credenciados, 19,5 mil colaboradores, 2,9 milhões de beneficiários de planos de saúde (que colocam a empresa como a terceira maior do Brasil no setor) e 2,19 milhões de assinantes de ...

Ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável. Essa é a missão da Amil, operadora de saúde privada que possui 5,9 milhões de beneficiários (cerca de 4 milhões em planos de assistência médica e 1,9 milhão em planos odontológicos) e 349,9 mil empresas-clientes em sua carteira.