Quem é o deus do mar na mitologia nórdica?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Aegir

Na mitologia nórdica, Aegir (em nórdico antigo Ægir, ou "mar") é o deus dos mares e oceanos.

Thor era uma divindade da mitologia nórdica e reconhecido como o deus do trovão, das tempestades e da agricultura. Originário da cultura germânica, é reconhecido pelos historiadores como o deus mais popular entre os nórdicos da Era Viking. Filho de Odin, era tido como o mais poderoso do panteão nórdico.

Asatru

A Asatru é uma religião politeísta com vários deuses e deusas - na Islândia, os mais populares são Thor, o deus dos céus e dos trovões, e Freyja, deusa do amor e da fertilidade. Seus princípios são não autoritários e descentralizados, sem um texto sagrado ou fundador oficial.

Na mitologia grega, o deus Poseidon é o responsável pelas ondas e correntezas do mar.

Na mitologia, Poseidon era filho de Cronos e Reia e irmão de Zeus. Tornou-se o senhor das águas depois que os deuses gregos derrotaram os titãs e os gigantes em duas guerras.

Poseidon

Poseidon era o deus grego dos mares e dos rios e considerado quem provocava catástrofes, como as enchentes e os terremotos. Apesar disso, os gregos pediam-lhe proteção quando terremotos aconteciam. Poseidon também era o patrono dos marinheiros, que costumavam oferecer-lhe oferendas.

Ragnarök, traduzido do nórdico antigo, significa “consumação dos destinos dos poderes supremos” e faz menção à suposta crença dos povos vikings nos eventos que levariam ao final do universo e na destruição de seus deuses|1|.

A palavra Ragnarok provém do islandês ragna rok que significa "destino fatal dos deuses", tendo evoluído depois para ragna rkkr ("crepúsculo dos deuses"). Também referido como Ragnarök, era na mitologia germana e escandinava o dia em que acabariam os mundos humano e divino.

A morte de Thor acontecerá durante o Ragnarök. Esta é uma grande batalha da qual participarão os deuses, anões, monstros, gigantes e marcará o fim dos tempos. Thor será morto ao derrotar a serpente de Midgard, uma criatura que vive nos oceanos e que cresceu tanto que é capaz de morder seu próprio rabo.

Odin vence. que os deuses gregos são superiores, logo, Zeus!

Fenrir

No final dos tempos, acontecerá em Ragnarok um grande combate entre os deuses e os guerreiros falecidos que vivem em Valhalla. Odin sabe que será morto pelo lobo Fenrir, na Batalha de Ragnarok, quando vários deuses também, incluído seu filho Thor, perecerão.

Sif

Na mitologia nórdica, Sif é esposa do deus Thor e mãe dos seus filhos Modi, Lorride e Thrud. Sif também é a madrasta de Magni. Antes do casamento com Thor, teve outro filho, De seu primeiro casamento, com o gigante Orvandil, Sif teve um filho chamado Uller ("o magnífico"), que é um Deus do inverno.

Islândia

Após quase mil anos, entretanto, cada vez mais islandeses estão interessados em retornar às suas raízes culturais: atualmente, quase 3,9 mil pessoas que vivem na ilha professam a tradição nórdica — como a população total da Islândia é de pouco mais de 350 mil habitantes, essa já é a segunda maior religião do país.

Zeus era considerado pelos gregos o deus mais poderoso de todos, aquele que regia homens e deuses do alto de seu trono no Monte Olimpo. A importância de Zeus era evidenciada pelo fato de que muitos gregos se referiam a ele como “pai”.

Não há de fato uma mitologia brasileira, o que se tem são várias pequenas histórias de diferentes tribos indígenas que nem sempre coincidem entre si, apesar de tudo, são histórias ricas e que até hoje existem algumas tribos que acreditam nessas histórias.

Zeus era

Zeus era considerado o deus dos céus, do raio e do trovão. Era o deus mais poderoso do panteão grego, governando homens e deuses do Monte Olimpo.

As orcas são os maiores predadores dos oceanos.
Elas estão acima, até mesmo, dos temerosos tubarões brancos, que por vezes são presas das orcas.

Nos estudos do período conhecido como "Era Viquingue" (séculos VIII-XI), a expressão rei do mar designa uma notória liderança viquingue, por vezes reis em algumas das regiões escandinavas ou mesmo filhos dos reis dessas regiões. Podem ser concebidas genericamente como piratas de grande influência local.