Quem é o deus do inferno?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Hades

Hades era uma divindade dos mitos e da religiosidade dos gregos na Antiguidade. Ele era conhecido como o deus do submundo, o local para onde as almas das pessoas iam após a morte.

Os filhos de Hades são:

  • Zagreu: deus da religião órfica;
  • Macária: deusa da morte abençoada;
  • Melinoe: deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

Posídon era um dos filhos de Cronos e Reia, e, como seus irmãos e irmãs, foi engolido por Cronos ao nascer.

Tártaro, Geena, sheol, hades, ínferos e Limbo designam geralmente o inferno, que é de origem mitológica, quando seu chefe era Plutão e que, no cristianismo, passou a ser Satanás, Belzebu ou Lúcifer.

De acordo com a descrição de Dante, o inferno consiste em nove círculos concêntricos que se afunilam conforme ficam mais profundos, até chegarem ao centro da Terra. Para qual deles você é enviado depende do pecado cometido, com círculos destinados aos glutões, hereges e fraudadores.

Hades

Como o senhor implacável e invencível da morte, é Hades o deus mais odiado pelos mortais, como registrou Homero (Ilíada 9.158.159).

SELENE

A Lua (SELENE) é a deusa grega que representa todas as fases da Lua. Selene, vem de selas, significando luz e claridade. É filha dos titãs Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), ambos filhos de Urano (deus Céu). Irmã de Hélio (Sol) e de Eos (Aurora).

Anúbis foi um deus egípcio considerado o primeiro deus dos mortos e da mumificação. Com o tempo, foi perdendo esses atributos para Osíris. Anúbis, primeiro deus egípcio dos mortos e da mumificação.

Héstia. Héstia é a deusa que nas histórias da mitologia grega representa o fogo, a chama que aquece as casas. Não o bastante, o fogo das mãos da deusa também representa a cidade, a vida, sacrifício e proteção. Entre as deusas, apesar de sua natureza, é vista como a deusa mais bondosa de todas.

Hades amava Corê, que depois passou a ser chamada de Perséfone.

Hades era o deus do submundo, para onde iam os mortos, com Cérbero, o cão de três cabeças, sendo seu guardião. No Hades, as almas dos mortos eram julgadas de acordo com suas ações em vida, e aqueles que tiveram boas ações teriam acesso aos Campos Elísios, um lugar de descanso no interior do Hades.

Por que Zeus trai a esposa de forma tão sistemática? Hera acredita que tudo seja culpa da incontrolável vulnerabilidade masculina ao prazer carnal. Mas o rei dos deuses não concorda. “Na verdade, o prazer no homem é muito mais tedioso e fraco do que aquele que vocês mulheres compartilham”, diz, para a raiva de Hera.

Hércules

O semideus mais forte do mundo
Hércules é um herói da mitologia greco-romana, um semideus, filho de Zeus com a mortal Alcmena. Ele é conhecido por uma força incomum e pelas doze atividades que fez para se redimir de ter matado sua mulher e seus filhos em um ato de loucura causado pela deusa Hera.

Zeus tinha enorme respeito e temível pavor da deusa da Noite. Diziam que ela conhecia o segredo da imortalidade dos Deuses podendo tirá-la e transformar um Deus em mortal, como ela fez com Cronos, após ser destronado por Zeus.

Poseidon é o deus grego do mar, dos terremotos, das tempestades e dos cavalos. Protetor das águas e auxiliar dos marinheiros, também era chamado de deus da fertilidade. Dono de um temperamento instável e violento, foi considerado um deus vingativo, de comportamento explosivo e humor difícil.

Poseidon era o deus grego dos mares e dos rios. Os gregos consideravam que ele era responsável por catástrofes como enchentes e terremotos. Era filho de Cronos e Reia e foi resgatado do ventre de seu pai pelo seu irmão Zeus.

Tétis

Tétis, deusa do mar, esposa de Oceano, não deve ser confundida com Tétis, filha de Nereu e mãe de Aquiles.

Deus é o responsável pela criação de tudo que existe no mundo; apesar disso, não poderia ser Ele, que é sumamente bom, o responsável pela criação do mal.