Quem é o deus da música grego?

Perguntado por: hbrito . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Apolo

Apolo era um deus que estava presente no panteão de deuses dos gregos antigos. Era considerado o deus do Sol e o deus patrono da luz, da música, da medicina, das artes, da profecia etc.

Euterpe

Resumo: Entre as nove filhas de Zeus e Mnemósina, Euterpe era conhecida como a Aprazível, que espalha alegria, e tinha como principal atributo iconográfico o aulo, um instrumento de sopro. Na Antiguidade tardia, ela foi apontada como a Musa ora da música, ora da poesia lírica.

O deus Apolo é um dos deuses gregos representados como a divindade solar. Ele é filho de Zeus com Leto e irmão gêmeo de Ártemis. A mitologia o aponta também como figura divina das artes, poesia, música e cura. Recebe também a característica de deus da profecia, como também da ordem e da justiça.

Segundo a mitologia grega, Morfeu era um deus filho de Hipnos, o deus do sono.

JOHANN SEBASTIAN BACH

Considerado um dos mais importantes nomes da história da música, integrante da tríade dos maiores músicos eruditos ao lado de Beethoven e Mozart, Johann Sebastian Bach foi um aclamado compositor e organista alemão. Bach nasceu em Eisenach, Alemanha, no dia 21 de março de 1685.

Lenda de Aíron
Aíron pediu para entoar seu último canto, e acatada a proposta, ele entoou um canto a Apolo, trazendo uma imensa quantidade de golfinhos para o redor do navio. Ele, então, lançou-se no mar e tendo sido considerado morto, na verdade foi conduzido por um golfinho até o cabo Tainaron.

O SURGIMENTO DA MÚSICA NA MITOLOGIA GREGA
As deusas, dessa forma, eram conhecidas como o próprio cantar, e traziam em suas melodias as memórias cantadas sobre a vida dos deuses, sobre a origem do mundo e sobre suas glórias. Por isso, o canto das musas era considerado como o canto do não esquecimento.

A música grega mais antiga não deixou qualquer registro. As primeiras menções se encontram na era Homérica, quando já havia uma considerável cultura musical nacional em pleno florescimento, baseada principalmente na récita de poesia acompanhada com instrumentos, do qual o mais comum era a forminx, uma espécie de lira.

Atena

Divindade da civilização, matemática e artes
A deusa grega Atena, conhecida como Minerva pelos povos romanos, é a divindade da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes.

Afrodite foi uma divindade grega conhecida como deusa do amor, da beleza e do desejo. Foi casada com Hefesto e muito cultuada em Chipre. Afrodite foi a deusa grega do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade.

Amon-Rá ou Rá-Atum
Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. Responsável pela criação do mundo. É representado com o sol ou com a cabeça de uma ave de rapina no lugar da própria cabeça. Para os egípcios os faraós eram a reencarnação do deus Rá.

Caçadora, a deusa tinha as mesmas habilidades que o irmão Apolo. Eles dois eram muito semelhantes e tinham poderes sobre pragas e curas. Sempre com sua arma em mãos, o arco e flecha, Ártemis mandava doenças e pragas para homens e animais como punição. Mas também agia com compaixão quando era preciso.

Mercúrio

Mercúrio também foi considerado um deus de abundância e sucesso comercial, particularmente na Gália.

Harpócrates

Harpócrates era o deus do silêncio na religião helenística, adaptado pelos gregos a partir do deus Hórus, que no Egito representava o sol nascente.

Zeus era

Zeus era considerado o deus dos céus, do raio e do trovão. Era o deus mais poderoso do panteão grego, governando homens e deuses do Monte Olimpo. Tornou-se o deus mais poderoso ao resgatar seus irmãos, devorados por Cronos, e liderar uma guerra contra os titãs.