Quem é o deus da flauta?

Perguntado por: ldantas7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Esse instrumento musical é mais conhecido pelo nome de flauta de pã, em honra ao próprio deus.
...

Estátua de Pã, encontrada em Pompeia (provavelmente, do fim do período helenístico)
PaisZeus e Amalteia, Hécate e Hermes
Romano equivalenteFauno, Silvano

Pã era considerado um deus extremamente rápido, podendo circular por bosques e florestas inteiras em apenas segundos, deixando rastros de poeira enquanto corre. Nível 1-10: Consegue correr a 200 km/h, além de dar saltos de até 15 metros. Nível 11-25: Consegue correr a 400 km/h, além de dar saltos de até 25 metros.

Na mitologia romana, Fauno é uma divindade campestre que se tornou célebre por ter criado leis para os italianos e inventado a flauta. Segundo a lenda, Fauno foi um rei que incentivou a prática da agricultura e da pecuária aos seus súditos italianos e, por isso, foi adorado como deus dos campos e dos rebanhos.

Zeus tem um enorme respeito e temível pavor de Nix, a Deusa da Noite, Os filhos de Nix são a Hierarquia em poder para os Deuses, sua maioria são divindades que habitam o mundo subterrâneo e representam forças indomáveis que nenhum outro deus poderia conter. Em uma versão, as Erínias são as filhas de Nix (Ésquilo).

O deus da terra, seria segundo uma versão filho de Shu, deusa do ar, e Tefnut, deusa da humidade, ou, segundo o mito da criação, filho de Ré, o deus sol. Membro da Enéade de Heliópolis, era irmão e esposo de Nut, a deusa do céu.

Diferentemente dos pássaros, grilos e outras criaturas a quem deu a faculdade de emitir sons, Deus, em amor, deu aos homens o poder de escolha e a capacidade de criar sons de louvor e ações de graça a Ele por sua misericórdia, bondade, justiça, fidelidade e amor.

A música foi dada pelo próprio Deus para preencher um propósito educacional. Em Deuteronômio 31:19-22, o Senhor deu a Moisés a ordem para escrever um cântico e ensiná-lo aos filhos de Israel, com o propósito explícito de fazer com que Israel se lembrasse através daquele cântico aquilo que Deus havia feito por eles.

Enquanto Israel usava uma variedade de instrumentos na vida comum, na adoração eram utilizados somente os instrumentos autorizados por Davi, principalmente harpas, liras e címbalos (Ver I Crônicas 25:6 e 7, e também 15:16). De fato, em algumas ocasiões, somente cordas são mencionadas (Ver Salmos 92:3; 33:2; 108:2).

Era filho de Hermes, o deus mensageiro, e, segundo algumas lendas mais antigas, de uma filha de Dríope, que ficou assustada ao ver o aspeto do deus recém-nascido (grotesco, semi-animalesco, com patas, cascos e chifres de bode, rosto disforme com a pele enrugada e o cabelo desgrenhado).

O medo transformou cada um dos deuses em animais e Pã, assustado, mergulhou num rio e disfarçou assim metade de seu corpo, sobrando apenas a cabeça e a parte superior do corpo, que se assemelhava ao de um bode; a parte submersa adotou uma aparência aquática.

Um atributo importante de Perséfone é o fato de ser conhecida como rainha e deusa do submundo, o reino de Hades. Isso porque, como veremos, Perséfone foi raptada por Hades, levada para o submundo e convertida em esposa desse deus. Por conta disso, muitos gregos temiam falar o nome de Perséfone, assim como o de Hades.

As Dríades ("espíritos das árvores") eram, na mitologia grega - e com paralelismo também no Hinduísmo e na cultura céltica, onde se associavam ao carvalho, árvore sagrada dos Celtas -, espíritos femininos, ninfas, que habitavam nos bosques ou perto destes, ou então de árvores isoladas, das quais cuidavam como guardiães ...

De acordo com a mitologia grega existem duas subdivisões das linhagens dos centauros: a primeira são os filhos de Ixíon e de uma nuvem (Nefele), os quais representam a força bruta, usada sem escrúpulos; e a segunda linhagem são os filhos de Filira e Cronos, que diferente dos descendentes Ixíon, usavam a força a serviço ...

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

O envolvimento com Afrodite lhe custou o castigo de Hefesto, e Ares foi banido do Olimpo temporariamente. Vingativo, matou Poseidon, após este estuprar Alkippe, uma de suas filhas.

Por que Zeus trai a esposa de forma tão sistemática? Hera acredita que tudo seja culpa da incontrolável vulnerabilidade masculina ao prazer carnal. Mas o rei dos deuses não concorda. “Na verdade, o prazer no homem é muito mais tedioso e fraco do que aquele que vocês mulheres compartilham”, diz, para a raiva de Hera.

Ele inicia dizendo “Haja luz”, diferenciando o dia da noite. No segundo dia, Ele segue com a criação do céu, o dividindo das águas. No terceiro dia surge a terra e as árvores que irão fornecer os frutos. No quarto dia são criados o sol e a lua para que governassem o dia e a noite.

Marte era o deus romano, filho de Júpiter e Juno, equivalente a Ares na mitologia grega. Em contraste com sua irmã Minerva, que representava a guerra justa e diplomática, ele era o deus da guerra sangrenta, por isso tinha como características, a agressividade e a violência.

A Terra surgiu da água (Gênesis 1.9-10), o que indica a importância desta substância na criação estabelecida pelo Deus Todo-Poderoso.

A música foi instituída por Deus, no Céu, a fim de ser executada pelos seres criados como um ato de adoração ao Criador. Adorar é a expressão de amor e gratidão por quem Deus é e pelo que fez e faz por nós. Quando adoramos a Deus, estamos oferecendo todo o nosso ser a Ele.

Entre os instrumentos mais utilizados estão vários tipos de instrumentos de sopro (trombetas e trompas, como o shofar, flautas, oboés), percussão (tambores, sistros e crótalos) e cordas (como liras, cítaras e harpas). A música tinha papel importante nas festividades e nas atividades do Templo de Jerusalém.