Quem e o deus Amon-Rá?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. Responsável pela criação do mundo. É representado com o sol ou com a cabeça de uma ave de rapina no lugar da própria cabeça.

deus Hórus

O deus Hórus é o deus solar dos céus e um dos mais importantes da mitologia egípcia. A imagem de Hórus está associada ao firmamento, e portanto, ele representa a luz, o poder e a realeza.

Surge então, uma nova fusão, desta vez denominada Amon-Rá, protetor dos faraós. Assim, o deus Amon se tornou a divindade de destaque do panteão, pois a superposição Amon-Rá significa, basicamente, culto ao sol (Amon = culto e Rá = sol).

Depois de reinar dois anos, Amom foi assassinado pelos servos que conspiraram contra ele e foi sucedido por seu filho Josias, que, na época, tinha oito anos de idade.

Sabemos que assim como um rio, a energia flui pelo nosso corpo por um caminho específico. Então se a energia não flui, não há dominação! E foi justamente isso que Amon conseguiu fazer por meio da dobra de sangue: ele bloqueou a passagem da energia e assim impossibilitou a dominação.

Como surgiu Amon-Rá
Foi no início do Novo Império que Amon foi associado a Rá. As qualidades do deus do Sol Rá foram incorporadas pelo deus "Oculto". Assim, surgiu Amon-Rá, um deus tão poderoso que, em pouco tempo, se transformou na divindade mais popular do Antigo Egito.

Os 25 nomes dos deuses egípcios. Geb, Nut, Shu, Tefnet, Amon, Rá, Anúbis, Bastet, Bes, Hapy, Hator, Hórus, Isis, Khepri, Khnum, Khonsu, Maat, Mont, Mut, Néftis, Osíris, Ptah, Seth, Sucos e Toth.

A religião egípcia era politeísta, e entre os principais deuses do Egito estavam: Amon, Rá, Ísis e Osíris. Dois conceitos muito importantes na religiosidade egípcia eram ma'at e heka.

Divindade egípcia considerada rei dos vivos
Filho dos deuses Ísis e Osíris, representa a luz, a realeza e o poder. Simbolizado por um homem com cabeça de falcão, o deus Hórus era encarregado de garantir o nascimento dos dias.

Iah

Iá (em egípcio: Iah) ou Aá (Aah) era o deus da lua na mitologia egípcia. As primeiras presenças do nome "Iá" referem-se à lua enquanto satélite do planeta terra.

Cesarião foi o último faraó do Egito Antigo.
Ele era da dinastia ptolomaica.

Esta foi a cidade que o primeiro faraó, Menés, tinha sido coroado e, assim, seus sucessores mantiveram a tradição.

Apolo ou Febo – Uma das principais divindades das mitologias, Apolo era o deus do sol, filho de Zeus e Leto e irmão gêmeo de Ártemis. Ele era o deus da cura e da proteção, bem como deus da beleza, da perfeição, do equilíbrio e da razão.

Neit: deusa da caça, é representada como uma loba, vigilante e sempre fiel. É responsável pela proteção dos deuses e de suas moradas.

Amon: Significa “o oculto”, “o escondido”.

Rá: deus criador
Há mais ou menos 4 mil anos, os egípcios acreditavam que a humanidade e todos os outros seres vivos tinham sido criados a partir das lágrimas e do suor de Rá. Segundo uma das versões do mito, certa vez, o Olho de Rá (que era independente de seu dono) desapareceu.

Amnom ou Amnon era príncipe de Israel, sendo filho de Davi e Ainoã e irmão de Absalão e Tamar. Embora ele fosse o herdeiro ao trono de Davi, Amnom, é mais lembrado pelo estupro de sua meia-irmã Tamar. c. 1000 a.C.

Os amonitas insultam os mensageiros de Davi e planejam guerra contra Israel — Davi derrota os amonitas e os sírios. 1 E aconteceu, depois disso, que Naás, rei dos filhos de aAmom, morreu; e seu filho reinou em seu lugar.

Continuar lendo De quem Amon e filho?