Quem é o criador da valsa?

Perguntado por: dmonteiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Johann Strauss

Johann Strauss foi o principal criador da valsa vienense. Baseada principalmente na dança camponesa austríaca Ländler, a valsa ganhou características bastante peculiares nas mãos de Strauss: elegância, mas robustez e muita vivacidade.

A valsa, que começou na Áustria no século XVIII, se propagou por várias regiões do mundo e adquiriu características próprias em cada cultura. No Brasil, ela chegou ainda no início do século XIX, com a transferência da Família Real Portuguesa.

1814

A dança tão característica que define a valsa tem um de seus primeiros registros nas festas populares da Áustria. Porém, sua aceitação mais ampla por parte da sociedade se deu no início do século XIV, mais precisamente em 1814, durante o Congresso de Viena.

Entre os primeiros compositores de valsas estão Alfredo da Rocha Viana, pai de Pixinguinha, e Ernesto Nazareth. Aos poucos, a valsa passou a ser considera uma forma de canção sentimental.

A valsa desembarcou no Brasil junto com a família real Portuguesa, em 1808. Chegaram juntas ao Brasil a forma rápida da valsa Vienense e a moderada francesa.

É caracterizada pelo ritmo lento e pelo movimento de torções em par, que se movem pelo salão em círculos, como se estivessem dando voltas. A palavra valsa tem origem na palavra alemã waltzen, que traduzida significa “dar voltas”. A valsa é considerada uma dança de salão, ou seja, é executada em dupla.

Existem dois tipos de Valsa: Inglesa e Vienense. São ambas danças clássicas, com compasso ternário, progressivas e por isso dançadas em torno da pista de dança.

A valsa para festa de 15 anos, também conhecido como baile de debutantes, surgiu na segunda metade do século XVI na Europa antiga, mais precisamente onde ficam hoje a Alemanha, França, Inglaterra e Áustria, quando as famílias nobres realizavam um grande baile para apresentar à sociedade suas filhas que se tornavam ...

Johann Strauss (filho)

É o autor da famosa obra clássica, a valsa “Danúbio Azul”. Recebeu a glorificação popular com o título de “O Rei da Valsa”. Johann Strauss (filho) nasceu em Viena, Áustria, no dia 25 de outubro de 1825.

Danúbio azul é uma peça para orquestra que acabou mais identificada com a Áustria do que o próprio hino nacional do país. A valsa tornou-se tão popular que, tanto na Alemanha quanto no Brasil, consagrou-se chamá-la abreviadamente.

A valsa é dançada em compassos de dois e em giro, no sentido horário. Assim sendo, o acompanhante irá girar para a direita e a aniversariante para a esquerda, de forma a manterem-se sincronizados. É o homem quem dá início ao giro.

Qual era o antigo nome da valsa? Ela era dançada na música folclórica denominada “Volte”, mas curiosamente, naquela mesma época e com o mesmo nome de “La Volta”, existia uma dança folclórica italiana, cuja contagem musical era 3/2, também um tipo de compasso ternário.

Instrumentação: 3 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, tuba, tímpanos, percussão, harpa, cordas. Foram traçadas por Liszt as diretrizes fundamentais do poema sinfônico.

valsa {feminino}
Walzer {m.}

Gilberto Gil, 80 tem quase 800 canções registradas, diz Ecad.

O maior compositor de valsas, considerado o “rei das valsas” foi o vienense Johann Strauss II. Dentre suas obras primas, destaca-se o Danúbio Azul. Outros músicos de renome internacional, como Weber, Chopin, Ravel e Brahms têm valsas em seus repertórios.

Conheça os 10 maiores compositores do Brasil

  • Erasmo Carlos. Em agosto de 2018, Erasmo Carlos ganhou o Prêmio UBC 2018, com 815 canções registradas na associação e integrante do grupo há quase 20 anos. ...
  • Rogério Enóy. ...
  • Tom Jobim. ...
  • Chico Buarque. ...
  • Djavan. ...
  • Gilberto Gil.

Valsa Vienense: possui um ritmo rápido, é uma dança que transmite leveza e elegância. Foi a primeira que surgiu; Valsa Inglesa: também chamada de moderna ou lenta é uma dança mais vagarosa que se originou da valsa tradicional.

As saias curtas são adequadas para as danças rápidas e as latinas, nas quais a agilidade dos giros é acentuada. Para danças como a valsa é imprescindível o uso de saias compridas. Para as danças européias é conveniente utilizar roupas elegantes: o homem veste traje clássico e a mulher saia comprida e esvoassante.