Quem é o Cramunhao do Pantanal?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Ator brilhou ao longo da sua trajetória na novela das 21h. Trindade foi embora da fazenda de José Leôncio e, consequentemente, Gabriel Sater não aparecerá em Pantanal por um bom tempo ou até mesmo nem retorne mais para a produção do horário das 21h da Globo.

Na novela, Gabriel Sater vive Trindade, que possui uma ligação sobrenatural. O violeiro fez um pacto com o "Cramulhão", termo usado para se referir ao demônio e diabo.

Trindade resolve deixar Irma por não conseguir assumir uma família com ela por ter um pacto com o demônio.

Acontece que, mesmo com o violeiro tendo ido embora, o cramulhão continuou marcando presença na novela Pantanal. Esse foi o motivo do personagem de Gabriel Sater “sumir do mapa”. Ele se sacrificará para que o filho não seja possuído pelo diabo.

Final de Trindade em Pantanal
Acostumado a viver uma vida cigana, o forasteiro pedirá para José Lucas cuidar do bebê e da "princesa". Dessa forma, o violeiro misterioso desaparecerá do Pantanal sem deixar rastros. Já a personagem de Camila Morgado terminará ao lado do primogênito de José Leôncio.

Nos próximos capítulos de Pantanal, Trindade (Gabriel Sater) vai deixar Irma (Camila Morgado) toda arrepiada com revelação. A cunhada de José Leôncio (Marcos Palmeira) se envolveu com o violeiro e engravidou, e será pega de surpresa quando o peão, que tem pacto com o diabo, disser que ela terá um menino.

Sendo assim, Trindade terá o mesmo destino. Quem fica com Irma no final da novela e cria o bebê é José Lucas (Irandhir Santos). O rapaz abandona Érica (Marcela Fetter) de uma vez e se casa com a ruiva. As cenas, previstas para exibição na reta final da novela, já estão sendo gravadas.

Trindade joga Irma nos braços de peão
Assim como havia previsto antes de ir embora da fazenda, o violeiro vai voltar na hora do parto da "princesa". O "parça" do diabo fará uma aparição sobrenatural e ajudará a madame a trazer o filho ao mundo --sem ser visto por mais ninguém além da dondoca.

Trindade se rende e entrega alma ao cramulhão em Pantanal para proteger filho.

Cramulhão ou Cramunhão se refere a uma lenda antiga. É basicamente o Diabo 'criado' em uma garrafa. De acordo com a história, acontece quando uma pessoa aceita fazer um pacto com diabo. Em troca de algo (riqueza ou proteção, por exemplo), começa a criar o demônio em uma garrafa.

Trindade era um peão e violeiro bem misterioso. Lá no Pantanal, rezava a lenda de que ele tinha feito um pacto com o diabo, e isso se tornou o mote principal de sua trajetória na trama escrita por Benedito Ruy Barbosa.

Trindade (Gabriel Sater) ressurgirá em um momento desesperador de Pantanal: o parto do filho com Irma (Camila Morgado). A ruiva estará prestes a sucumbir, pois a criança não sairá do útero de jeito nenhum, mas o endiabrado conseguirá arrancá-la dos braços da morte.

O "pequeno Cramulhão" vai ficar livre de qualquer maldição herdada do pai, que tem um pacto com o "Tinhoso". E para isso, o "Cramulhãozinho" terá a ajuda do peão, na novela das nove que dará lugar a "Travessia" a partir de segunda-feira (10). "Trindade olha o filho nos olhos.

Em Pantanal, o filho de Irma (Camila Morgado) vai nascer sem chifre e rabo, e sorrindo. O nascimento mais esperado de Pantanal vai assustar os moradores da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Após engravidar a amada, o peão decidiu ir embora do Pantanal, o que desagradou o público que torcia pelo casal. De acordo com Bruno Luperi, limitações da produção da novela e das condições climáticas do Pantanal não permitiram que ele mudasse o texto e o destino do personagem.

O grande segredo da governanta da fazenda será descoberto por Irma (Camila Morgado) na novela das nove da Globo. A ruiva escutará uma confissão da funcionária à santa de que Tadeu (José Loreto) não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira). "Vai morrer comigo", afirmará a companheira do "rei do gado".

Muda e Tibério
Após algumas crises com Tibério (Guito), Muda (Bella Campos) fica em paz após a morte de Tenório (Murilo Benício). Então, sem o desejo de vingança, a personagem volta a ter uma boa relação com o marido. Os personagens terminam felizes e morando juntos. Além disso, os dois terão um filho.

Na versão original, o peão era vivido pelo pai de Gabriel, Almir Sater, nosso atual Eugênio, o chalaneiro da região. O momento triste também ocorreu em 1990, usando o mesmo gancho de que Trindade sentiu que precisava se despedir para que o filho dele e Irma nascesse com saúde.

Almir Sater tem três filhos: Gabriel Sater, Ian Sater e Bento Sater. No entanto, somente um deles está atuando na novela Pantanal: Gabriel, de 40 anos de idade, o primogênito do artista. Ian, tem 28 anos, e Bento, 25. Os dois faziam parte da banda de rock Suburbia e são bem discretos em relação à vida pública.

Apesar da apreensão de Xeréu, isso não vai acontecer. Na primeira versão da trama, José Lucas se envolveu com Juma, com a jornalista Érika (que ainda vai aparecer no remake de 2022), e ficou com Irma no final. Ainda na versão de 1990, Trindade vai embora do Pantanal e deixará Irma sozinha e grávida.

Segundo o dicionário, o termo se refere a "filho do capeta", "coisa ruim", "demônio" e "diabo". Os peões de José Leôncio ficam surpresos com as habilidades sobrenaturais do recém-chegado.