Quem é o consumidor final?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Conforme o artigo 2º do CDC, consumidor é quem adquire o produto ou serviço como destinatário final, seja ele pessoa física ou uma empresa. No artigo 3º do mesmo diploma legal está expressa a definição de quem é considerado como fornecedor de produtos ou serviços.

Os produtores podem ser tanto as propriedades rurais (matéria-prima) como as fábricas (produto manufaturado). O consumidor final são as pessoas que compram os produtos manufaturados.

Então, basicamente, um destinatário é caracterizado como “Consumidor Final” apenas em casos em que está efetuando um compra para uso próprio.

Os principais tipos de consumidores são o iniciador (que dá a ideia de compra), o influenciador (que a recomenda), o decisor (que é quem bate o martelo para que ela aconteça), o comprador (que a efetiva) e o usuário (que se beneficia dela).

O consumidor final representa grande importância na cadeia láctea, afinal de contas, é ele quem determina a demanda pelos produtos. Normalmente, as escolhas pelo consumidor são baseadas em fatores como preço e qualidade.

Somente com atividade de Distribuidora pode vender para consumidor final sim, desde que esse cliente tenha inscrição estadual ou cnpj. Ex: Construtoras, hospitais etc. 2. Mas não pode vender para pessoas físicas em geral, como simples consumidores, pois para isso precisar emitir cupom fiscal (ECF).

Posso emitir NFe para consumidor final? Na emissão da NFe, existe a opção de “consumidor final”, a ser marcada no final da operação de emissão da nota. Essa opção deve ser considerada em casos de destino da nota para clientes que são pessoa física, ou pessoa jurídica sem IE, a Inscrição Estadual.

Veja só:

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social (Cofins);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ).

O mercado considera cinco os tipos de consumidores finais: o iniciador, o influenciador, o decisivo, o comprador e o usuário. Mas é importante ressaltar que neste mercado existem dois tipos de modelo de vendas. Os que vendem direto para o consumidor (B2C) e os que vendem para terceiros, outras empresas (B2B).

O Consumidor Final, pode ser uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, apresentada como Destinatária da NF-e ou NFC-e, que está adquirindo um produto / mercadoria para seu uso, normalmente, produtos em seu estado final de comercialização, como um celular, um notebook, uma mesa, cadeira, televisão, etc.

Os animais (herbívoros, carnívoros ou onívoros) não produzem seu alimento, por isso são considerados seres consumidores. Existem, no ambiente, certos fungos e bactérias que se alimentam dos restos ou do cadáver dos seres produtores e consumidores.

CFOP 6108

Qualquer operação de venda destinada a não contribuintes, ou seja consumidores finais, deve ser registrada com o CFOP 6108, própria para vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento.

Não há obrigatoriedade de informação do consumidor em um cupom fiscal eletrônico. Quem decide se haverá informação do consumidor é o próprio consumidor. Pode-se informar apenas o CPF ou CNPJ do consumidor, ou mesmo informar todos os dados como: nome, razão social, endereço, entre outras informações de identificação.

Quem pode emitir o cupom fiscal eletrônico? Todas as empresas que atuam com a comercialização de produtos têm a obrigação de emitir o cupom fiscal eletrônico toda vez que ocorrer uma venda ao consumidor final.

Os consumidores são classificados como primários quando se alimentam dos produtores; de secundários quando se alimentam dos primários; de terciários quando se alimentam dos secundários e assim sucessivamente.

Os cinco tiposde consumidores mais populares e aceitos são:

  • Iniciador;
  • Influenciador;
  • Decisor;
  • Comprador;
  • Usuário.

O Usuários Finais são clientes internos e externos. Assim, podem ser consumidores, empresas, lojas, organizações de campo, varejistas, distribuidores e especialistas que constituem um canal de distribuição.

Consumidor é toda a pessoa física ou jurídica que adquire bens de consumo, sejam produtos ou serviços; alguém que faz compras; aquele que consome.

Eles são consumistas e exigem que a entrega seja no mesmo tom de suas compras. Isso é, querem seus produtos e serviços sendo entregues com rapidez e segurança, em um só lugar, no tempo e na maneira mais adequada à expectativa deles.