Quem é o companheiro do Sancho Pança?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Rocinante

A história relata os feitos de um ingênuo e fidalgo cavaleiro medieval, Dom Quixote. Ao lado dele, estão seu cavalo Rocinante e seu fiel amigo e escudeiro: Sancho Pança.

Quixote leva seu cavalo, Rocinante, e Sancho, seu burro.

  • Sancho Pança
  • Dom Quixote
  • Dulcinéa
  • Rocinante
  • Cide Hamete Benengeli
  • Clavileño

Rucio

Rucio é um burro falante, que quer muito ser um cavalo. Ele pertence a Sancho Pança, escudeiro do famoso Dom Quixote, um cavaleiro maluco e romântico, criado pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes.

Sancho era pobre, casado, tinha filhos. Referia-se a sua mulher, Juana Gutiérrez, como sua "costela", uma alusão ao livro de Gênesis. A esposa de Sancho aparece ao longo da narrativa com vários nomes. É Juana Gutiérrez, Maria Gutiérrez, Teresa Pança e Teresa Cascajo.

A história relata os feitos de um ingênuo e fidalgo cavaleiro medieval, Dom Quixote. Ao lado dele, estão seu cavalo Rocinante e seu fiel amigo e escudeiro: Sancho Pança.

Rocinante

Normalmente andava em cima de um burro, junto de Dom Quixote, que andava em cima do seu cavalo, o Rocinante, o que marca umas das evidências do contraste dos personagens.

Tudo o que ele queria era ler novelas antigas de cavalaria, ocupação a que se dedicava sem parar – com muita paixão. Um dia, imaginou que podia ser ele mesmo um cavaleiro andante: “Sairei pelo mundo para proteger os fracos e oprimidos!

O romance traz como tema central a loucura das utópicas aventuras de um Cavaleiro andante, herói que surgiu do imaginário literário do nobre fidalgo Alonso que, de pouco dormir e muito ler histórias de cavalaria, perdeu o juízo e personificou a Quixote. Nessa relação, os personagens se entrelaçam e se confundem.

Além disso, guerreia contra o “exército de ovelhas” (que resulta numa surra dos pastores do rebanho). A novela acaba quando Dom Quixote volta ao “mundo real”, ou seja, quando ele retorna à casa e percebe que não há heróis no mundo. Segue abaixo um dos trechos mais famosos da obra: o encontro com os moinhos de vento.

Dom Quixote sonhava em tornar o mundo um lugar melhor, o que levou as pessoas ao seu redor o chamarem de louco, pois confundia a realidade com os sonhos que tinha.

Personagens principais
Sancho é um toque de realidade na história, sempre tentando trazer Quixote para o mundo real, mas tendo um carinho muito grande por ele e se mantendo leal até o fim da história. Dulcineia del Toboso: É uma personagem inventada por Dom Quixote, inspirada em Aldonza Lorenzo, seu amor de juventude.

Dom Quixote de La Mancha é a história de um fidalgo rural, D. Alonso Quijano, que, tendo lido demasiados livros de cavalaria, a tal ponto se identificou com eles que perdeu o juízo, transmutando a ficção literária em realidade.

Na verdade, ele explica para o seu ignorante escudeiro, o sábio Frestão transformou de repente os gigantes em moinhos de vento, justamente para lhe roubar a glória da vitória. "Lutar com moinhos de vento" tornou-se, desde então, em todas as línguas ocidentais, o paradigma da luta inútil.

De origem latina, significa santo. Na Espanha, este nome ficou muito popular devido ao personagem Sancho Pança, da obra literária Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes.

Palência, Espanha

Mulher do rei D. Sancho II, nasceu por volta de 1209 em Palência, Espanha.

Todo cavaleiro andante, no entanto, deve ser perdidamente apaixonado por uma dama e deve dedicar-lhe suas suas façanhas. Dom Quixote, então, se declara apaixonado por uma camponesa da região em que vivia, a lavradora Aldonza Lorenzo, com a qual não tinha nenhum contato.

Apesar das divergências, Dom Quixote e Sancho Pança se respeitam e admiram-se mutuamente: se encontramos no livro as loucuras do cavaleiro, também encontramos “as situações mais admiráveis”; se encontramos as previsíveis prudências de Sancho, também encontramos “as mais verossímeis” – sobretudo, há, na história, ...