Quem é o chefe religioso?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O chefe religioso é o pajé. A ele compete realizar as cerimônias religiosas e manter as tradições da tribo. Também exerce as funções de sacerdote, médico e professor.

Tribal Leader (ou Líder Tribal) é aquele capaz de identificar todas as tribos em sua organização e apoiá-las em seus saltos evolutivos.

Atualmente, o líder da Igreja Católica é o Papa Francisco (266º papa), eleito durante um conclave (reunião de cardeais) em 2013, com o objetivo de escolher um sucessor para o lugar deixado por Bento XVI.

(1- Papa Francisco, 2 – Dalai Lama, 3 – Sadhu, 4 – Mãe de Santo, 5 – Preto Velho e 6 – Pajé).

1 Chefe indígena em diversas tribos da Amazônia; morubixaba, muruxaua, tubixaba, tuxaua. 2 fig , pej Indivíduo autoritário e dominador, que estabelece suas próprias regras e impõe sua vontade sobre os demais; mandachuva. 3 fig Chefe político de muita influência e poder; figurão: “[…]

O pajé é considerado uma das figuras mais importantes dentro das tribos indígenas brasileiras. De acordo com as tradições típicas desses povos, o pajé é predominantemente um ancião dotado de poderes sobrenaturais, com a capacidade de prever o futuro, expulsar espíritos malignos e doenças das tribos.

Os homens são responsáveis pelos trabalhos de maior esforço físico da aldeia, tais como, derrubar e roçar as matas para plantio dos roçados, trabalhar com machado e torrar a farinha e as mulheres se ocupam mais da cozinha, do plantio e da limpeza das roças.

Para descobrir seu Animal de Poder, é necessário o auxílio de um mestre xamã, porque ele facilita e confirma o encontro da pessoa com esse toten e a guia em toda a jornada de descobrimento.

É análoga a "pajé", derivada por sua vez de termos das línguas tupi-guarani também utilizados na referência a tais especialistas.

Tradicionalmente, a pessoa que demonstra profundo conhecimento da natureza humana, que age com sabedoria, que vive em harmonia e transmite bons ensinamentos, pode ser escolhido pelo seu povo para os representar como xamã.

Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. Ele também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças.

O cacique exerce o papel de gestor numa aldeia indígena e, em algumas tribos, ele é escolhido pelo voto. Contudo, essa foi a primeira vez que os votos foram dados por meio da urna eletrônica. A Justiça Eleitoral empresta as urnas para eleições de entidades públicas organizadas e instituições de ensino desde 1996.

Eles acreditavam que este era o deus da criação, o deus da luz, e sua morada seria o sol. Acreditavam também em um deus do sol (Guaraci) e em uma deusa da lua (Jaci).

O Pontífice Romano e o Colégio dos Bispos são os sujeitos de suprema autoridade na Igreja. O primeiro, que o Código de Direito Canônico designa como pastor da Igreja universal, pode agir pessoalmente, sempre em comunhão com os outros bispos; o segundo não pode agir sozinho, mas em união com o Papa e nunca sem ele.

A hierarquia da Igreja dos tempos primevos compunha-se de três graus: bispos, presbíteros e diáconos. Depois na Idade Média a hierarquia passou a constar de sete graus, por via da divisão das ordens em "maiores" (ou sacras) e "menores".

Um líder cristão é uma pessoa equilibrada e, não apenas, um bom orador. Hoje em dia, as pessoas, por vezes, agem como se os líderes fossem a parte mais importante da Igreja. Ao fazê-lo, perdem a noção de um princípio mais importante. A Igreja não pertence aos líderes, pertence a Deus (3:15).

Em outras palavras, o pastor pode ser considerado a autoridade máxima da igreja, em nível espiritual e eclesiástico.

O líder religioso é visto pela sua comunidade como uma referência e exemplo de fé e sabedoria religiosa por isso é importante que ele tenha a capacidade de liderar o seu público sem transpor o que é considerado “correto” por seu dogma ou religião. Ou seja, ele é considerado um exemplo.

Capacidade de conduzir um grupo de pessoas, constituindo uma equipe que gera resultados, a liderança é a habilidade de motivar e influenciar pessoas, de forma ética e positiva, de tal forma que elas contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objetivos da equipe e da organização.