Quem é o chefe do mundo invertido?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Nas últimas temporadas de “Stranger Things”, o Mundo Invertido foi sempre um mistério e os vilões anteriores, Demogorgon e o Devorador de Mentes, faziam parte de algo maior. A quarta temporada revelou que tudo no Mundo Invertido é controlado e faz parte de Vecna.

Em suma, Vecna, em sua forma humana, era filho de Victor Creel (Kevin L Johnson). O garoto desenvolveu habilidades nos anos 50 e assassinou sua mãe e irmã antes de culpar propositalmente seu pai.

Henry, ou Peter, então provoca um massacre no laboratório, matando as crianças e funcionários da instalação, mas é detido por Eleven, que acaba abrindo o portal para o Mundo Invertido e empurrando Henry para lá. Ao cair, Peter é queimado por um raio e se transforma em Vecna, o que é comprovado com a marca 001 no pulso.

Vecna aparece como uma criatura de forma humana, mas sem pele. Sua pele é avermelhada, como em carne viva, e seus músculos estão em constante movimento. O vilão já foi humano e tinha o nome de Henry Creel.

Com base nessa explicação, podemos esperar que Vecna seja o mais potente e poderoso que eles já enfrentaram; e pensando como eles, é possível ver semelhanças entre os dois perigos anteriores, o Demogorgon e o Devorador de Mentes.

Durante o episódio “Querido Billy”, um dos mais aclamados pelos fãs no Volume 1 de Stranger Things 4, Nancy (Natalia Dyer) e Robin (Maya Hawke) se encontram com Victor Creel (Robert Englund) descobrem uma das fraquezas de Vecna: a música.

Em entrevista passada, os irmãos Duffer e o produtor/diretor Shawn Levy revelaram que escolheram Max como vítima porque queriam mostrar o talento de Sink nesta temporada, mas o roteiro acabou coincidindo perfeitamente para que a estrela mostrasse o melhor de suas atuações.

Quando o Devorador de Mentes aparece para atacar a garota, ele acaba entrando na frente e o bicho ataca Billy. Nisso, ele é atingido pelos tentáculos da criatura e acaba morrendo na frente de Eleven, Mike e Max, sua irmã.

Vecna já foi traído e atacado por seu tenente, um vampiro chamado Kas –no caso da série, isso foi reaproveitado. Tudo o que restou dele foi, afinal, o braço e o olho.

Na primeira parte da 4ª temporada de Stranger Things, Max (Sadie Sink) consegue sobreviver ao ataque do vilão Vecna graças à música Running Up That Hill (A Deal with God), de Kate Bush.

Andrew Rich

Kas, o Traidor
Na quarta temporada não foi diferente, já que o Vecna foi um nome retirado do jogo e atribuido ao vilão por Dustin e Eddie.

Uma teoria levantada por fãs aponta que existe um personagem mais forte que Vecna e Eleven, que já apareceu em temporadas anteriores: o Devorador de Mentes. A tese se baseia na chegada de Henry Creel no Mundo Invertido, quando o monstro se apresentou em formato de nuvem preta.

A reta final da série mostra que a criação de Vecna se deu quando Eleven foi manipulada pelo funcionário, ajudando-o a retirar o dispositivo que inibia seus poderes. Quando ele revelou ser Um, a garota percebe o erro que cometeu, e luta contra o poderoso “irmão”.

O espero duelo entre Vecna (Jamie Campbell Bower) e Eleven (Millie Bobby Brown), que só aconteceu no último episódio da 4ª temporada, acabou sem vencedor. O vilão cumpriu seu objetivo de abrir um portal em Hawkins e conseguiu matar Max (Sadie Sink), que acaba sendo ressuscitada pela melhor amiga em seguida.

Apesar de ser um grande monstro, existe uma maneira de derrotar o Vecna, de Stranger Things: o poder da música.