Quem é o chefe das formigas?

Perguntado por: areal . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outras formigas da sociedade.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

Marcelo Dutra - Proprietário - Formigueiro de Barueri comércio de metais Eireli | LinkedIn.

As formigas-rainhas podem se diferenciar das demais
A morfologia específica depende da espécie, mas as rainhas costumam se caracterizar pelo tamanho, maior que o dos demais membros da colônia. Elas também têm um abdômen muito grande e espesso e um tórax mais longo.

A taxa de natalidade cai a zero. Para evitar o colapso, as operárias precisam fornecer uma alimentação especial a algumas larvas, de maneira que elas cresçam e deem origem a novas rainhas. Assim, o formigueiro ganha uma nova monarca. Na maioria das espécies de formigas, a sociedade é estratificada.

De acordo com o pesquisador, as colônias de formigas Odontomachus hastatus chegam a ter até 12 rainhas e cerca de 600 operárias, que medem 1,5 centímetro.

Também conhecida como sará-sará ou sarará, a formiga carpinteira possui coloração amarela ou preta.

Indique a um amigo!
Estudos divulgados pela revista Science, na última quinta-feira, revela que a formiga-rainha, possui uma proteína chamada Imp-L2, o hormônio ajuda a direcionar o açúcar do sistema circulatório, transformando em combustível para o corpo.

Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).

Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.

Eles têm o super poder da força!
As formigas são extremamente fortes. Elas têm a capacidade de transportar entre 10 e 50 vezes seu próprio peso corporal! A quantidade que uma formiga pode transportar depende da espécie. Uma espécie asiática de formiga pode levantar até 100 vezes a sua própria massa!

Nessas famílias, a formiga-rainha é a grande mãe de todas as formigas-filhas, chamadas operárias. A rainha costuma ser maior formiga do ninho, mas como todas as outras começa a vida como uma larva.

Formigas morrem debaixo de água
A verdade é que as formigas são insetos terrestres e, portanto, morrem se estiverem muito tempo debaixo de água. Quando chove, as formigas buscam refúgio nos seus ninhos e esperam que a chuva pare, protegidas sob os túneis dos seus formigueiros.

Insetos são animais sensíveis às mudanças na pressão atmosférica. Portanto, eles sabem antes de chover que a chuva está a caminho. Assim, começam a partir antes da torrente de água. Esse comportamento dá origem a um fenômeno conhecido como revoada, quando vemos uma nuvem de insetos voando pelos céus.

Formigas rainhas: possuem asas e podem reproduzir fêmeas. Vivem aproximadamente de quinze a vinte anos. fertilizadas. Vivem aproximadamente um ano.

Enquanto as formigas-rainha são as responsáveis pela reprodução na colônia, as formigas-operárias buscam alimento e trabalham para a manutenção da comunidade.

O tempo de vida também varia conforme a casta a que o inseto pertence e também à sua espécie, sendo que as operárias vivem de 2 meses a 1 ano, as rainhas podem viver de 2 a 20 anos conforme a espécie, e os machos morrem logo após a cópula.

Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.

É difícil uma formiga se perder. Elas são ótimas em deixar rastros olfativos no chão e em se orientar por referências visuais, como pedras, árvores e sombras. Mas se o senso de orientação falhar, é provável que ela vire comida de lagarto, aranha ou sapo.

Em diversas colônias de formigas, a rainha nasce com asas. Em muitas ocasiões da vida adulta da rainha, ela precisa voar para encontrar uma nova colônia e acasalar. Uma formiga com asas pode muito bem ser a rainha. Alguns machos possuem asas, mas elas tendem a ser um pouco menos perceptíveis.

De acordo com a prima do príncipe, Lady Pamela Hicks, o motivo pelo qual não dividem a mesma cama é para terem mais conforto: “Você não quer ser incomodado por alguém roncando ou jogando a perna para lá e para cá. E aí, quando está mais carente, divide o quarto. É ótimo ter a chance de escolher.”