Quem é o califa dos dias atuais?

Perguntado por: acastro6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

mar. 2022) Abu Hasan al-Hashemi al-Qurashi como novo líder do grupo. O anúncio foi feito depois que a morte do antigo comandante, Abu Ibrahim al-Qurashi, foi confirmada também nesta 5ª feira.

Os primeiros califas foram Abu Bekr, Omar, Uthmann e Ali. Os califados que surgiram posteriormente, como o omíada, abássida, fatímida, entre outros, eram governados por califas cujas origens eram traçadas até Muhammad.

Termo significa sucessão em árabe, como um novo sistema de governo. Os jihadistas sunitas que proclamaram a criação de um califado nas zonas conquistadas do Iraque e Síria se apresentam como herdeiros de um regime que existiu da época do profeta Maomé até um século atrás.

Xiita é uma seita do Islamismo, que significa "partidários de Ali". Os xiitas consideram Ali (o primo e genro do profeta Maomé) o sucessor legítimo da autoridade islâmica. A seita xiita considera ilegítimo os sunitas, outra seita do Islã, que assumiram a liderança da comunidade muçulmana, após a morte de Maomé.

Os primeiros quatro califas foram Abu-Béquer, Omar, Otman e Ali. No início do processo de sucessão dos califas, sobretudo com Abu-Béquer e Omar, houve uma nítida aceitação da autoridade deles pelas tribos árabes – sobretudo pelo reconhecimento da força militar e da capacidade de domínio.

A relação sexual é uma forma de obtenção de satisfação mútua e de ampliação da intimidade entre esposa e marido. No Islam, amor e sexo andam juntos: ambos vão sendo construídos a partir da intimidade e da convivência, dia após dia.

A Sharia é o sistema jurídico do Islã. É um conjunto de normas derivado de orientações do Corão, falas e condutas do profeta Maomé e jurisprudência das fatwas - pronunciamentos legais de estudiosos do Islã. Em uma tradução literal, Sharia significa "o caminho claro para a água".

Fim do império
Seguiram-se outros califas e muitas guerras civis, intercaladas por momentos de paz, aconteceram devido a discordância de opiniões dos xiitas e sunitas. Administrar o Império foi se tornando cada vez mais difícil e o Califa não conseguia mais concentrar o poder todos nas próprias mãos.

Para as mulheres, fala-se sheikha ou xeica. O termo vem do Século I. Com a morte de Maomé (foto), o maior líder religioso deles, o profeta Abu Bakr ganhou o título de califa, que em árabe significa sucessor.

Sentimento de temor, medo.

Aqueles que hoje são chamados de "árabes" são os que falam o idioma, mas poucos desses são descendentes dos povos oriundos da Península Arábica.

Os árabes são um grupo étnico surgido na Península Arábica, região onde hoje está a Arábia Saudita, Iêmen e Emirados Árabes Unidos, por exemplo. Maomé, o profeta e fundador do Islamismo, era árabe e a religião nasceu no seio desse povo.

Para a Liga Árabe, “um árabe é uma pessoa cuja língua é o árabe, que vive em um país de língua árabe e que tem simpatia com as aspirações dos povos de língua árabe”.

Atualmente existem cerca de 1,6 mil milhões de muçulmanos no mundo, entre 10 e 13 por cento são xiitas. Azerbaijão, Bahrein, Irão, Iraque e Líbano são os únicos países onde os xiitas são maioritários. Existem minorias importantes no Afeganistão, Arábia Saudita, Paquistão, Iémen, Índia e Líbano.

Ainda hoje, Medina é um local sagrado para os islâmicos, além de Meca. Os xiitas são considerados mais tradicionalistas. Eles conservam mais as tradições do livro sagrado e seguem à risca as antigas interpretações do Alcorão e da Sharia (Lei Islâmica). Os sunitas, por sua vez, são considerados mais ortodoxos.

Maomé

Maomé, dada a suposta condição de iletrado, buscou recitar as revelações que lhe eram feitas e, após a sua morte, esses ensinamentos foram reunidos e compilados no chamado Alcorão, que em árabe significa “recitação”.

Continuar lendo O que é mulher califa?