Quem é o boi marruá?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Gado Marruá é a expressão utilizada para falar de um boi/touro bravo. Portanto, esse animal não é uma raça específica ou algo do tipo, e sim uma expressão. Este termo na realidade é muito utilizado por criadores da região do pantanal é conhecido também com outros nomes como, por exemplo: Boi Alongado.

O que é marruá? Maria, interpretada nesta segunda versão da novela por Juliana Paes, ganhou essa palavra como um sobrenome depois que chegou ao Pantanal. Mas, na verdade, "marruá" é a forma como chamavam a mãe e agora Juma (Alanis Guillen) por ser um termo que significa um temperamento selvagem, agressivo.

No vocabulário de peões do Mato Grosso do Sul, onde se passa a novela, marruá é característico de alguém com temperamento violento, arredio e selvagem. O boi que aparece na trama não estava conseguindo ser domado pelos trabalhadores e por isso recebeu esse nome de "boi marruá".

A expressão “boi marruá” surgiu após a exibição de uma novela em 1990, na TV Manchete. Os criadores pantaneiros designam dessa forma qualquer animal que volta a um estado feral. Qualquer raça bovina pode portanto, se tornar um Marruá, desde que o processo de manejo se ausente.

Na verdade, o termo significa "boi bravo" ou "touro bravo". Marruá é usado para caracterizar os bois mais ariscos, que amedrontam os funcionários de fazendas da região.

Impossível não ter se emocionado com o final de “Pantanal”, novela das 9 que teve seu último capítulo exibido nesta sexta, dia 7/10. O tão aguardado reencontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), aconteceu nos minutos finais da novela e foi uma sequência de arrancar lágrimas.

1.800,00/cabeça.

Um boi marruá não é uma espécie do animal, a expressão se refere ao temperamento. Assim, são classificados como marruás os bois que são muito bravos, selvagens e violentos.

Por que Maria e Juma Marruá? O mesmo termo 'marruá' que é usado pelos peões para caracterizar os bois 'bravos', é usado para dar um sobrenome a duas personagens importantes da trama, tanto na versão antiga quanto a de agora.

JUMA: Acredita-se que o nome tem origem africana, mais especificamente do povo hauçá, e significa “nascida numa sexta-feira”. Além disso, Juma denomina uma etnia indígena originária do estado do Amazonas que fala o dialeto Kagwahiva e pertence à família Tupi Guarani. Este é o nome da grande protagonista da novela.

2 calouro, novato, bicho. 3 inexperiente, novilho, touro.

Surgimento do bovino selvagem do Pantanal remonta o passado colonial do Brasil. Hoje, raça corre risco de extinção, segundo a Embrapa. Ele também é conhecido como Marruá ou Baguá.

Este bovino mitológico considerado o mais furioso do mundo é o Miura. Touro bravo que é mais um destaque do quadro Raças e suas Curiosidades desta sexta-feira, 26 de agosto.

Superprodução levou 120 profissionais ao Pantanal, utilizou 144 toneladas de equipamentos em 5 meses de gravação, contou com 6 fazendas para locação e chegou a ter mais de mil bois em cena.

Na última semana de Pantanal, Tenório (Murilo Benício) morrerá por uma cobra, mas não será um animal qualquer. Velho do Rio (Osmar Prado) se transformará em sucuri para ajudar o plano de vingança de Alcides (Juliano Cazarré) contra o fazendeiro.

O mesmo acontecia com sua mãe, Maria Marruá, de quem herdou o dom. O público viu Maria Marruá se transformando em onça-pintada logo após o nascimento de Juma. A mulher abandona a filha recém-nascida em um barco, mas ao ver uma sucuri se aproximando, vira onça para evitar que o animal mate a criança.

Continuar lendo Onde vive o boi marruá?