Quem é o autor do Salmo 119 105?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

A identidade do salmista que escreveu o Salmo 119 é desconhecida. Mas ele era alguém que reconhecia o valor e a importância do ministério da Palavra. Ele entendia que o uso prático da Palavra de Deus durante sua caminhada na fé era essencial para uma vida de acordo com a vontade do Senhor.

O Salmo 119 não tem um autor definido, apesar de muitos pensarem que quem o escreveu foi o Rei Davi, quando este ainda era jovem, é impossível mencionar com certeza a sua autoria. Porém, isso se torna secundário quando comparado às intenções deste grande poema israelita.

No Salmos 119, o Salmista faz um poema com elaborada exaltação a Palavra de Deus. Durante a leitura, é muito comum encontrarmos as palavras: caminhos, estatutos, preceitos, mandamentos, palavras. Ou seja, a intenção máxima do autor é exaltar os ensinamentos do Senhor e adorá-Lo, por isso.

As palavras hebraicas ner e nir têm a mesma tradução: lâmpada, luz. Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa.

Guardar a Palavra de Deus significa que o nosso coração se abre, está aberto para aquela Palavra como a terra se abre para receber as sementes. A Palavra de Deus é uma semente que deve ser semeada. E Jesus nos disse o que acontece com a semente: algumas caem ao longo do caminho, vem as aves as comem.

O Salmo 119 apresenta a alegria e felicidade que vem à pessoa que toma a lei de Deus como conselheira e guia. O salmo é acróstico e consiste em 22 seções que representam as 22 letras do alfabeto hebraico; cada seção contém oito versos (ver p. xxi).

O azeite na Bíblia significa a presença de Deus.
O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes.

Trata-se de um importante item do tabernáculo judaico, construído todo de ouro puro, pesava cerca de 42 quilos, e que deveria servir para iluminar o ambiente onde diariamente o sacerdote oficiava no Lugar Santo. As descrições quanto a este item se encontram em Êxodo 25.31-37; 27.20-21; 37.17-24 e Levítico 24.1-4.

Bete: Significa “Deus é juramento”, “Deus é abundância” ou “casa da obediência”.

Significado Bíblico do Nome Alef.
Alef: Significa "o primeiro", ou também "touro". Alef (Aleph) é a designação que se dá ao nome da primeira letra do alfabeto hebraico. Conhecemos muito bem da Bíblia quando fala de Cristo eu sou o Alfa e o Omega. Assim no grego o “alef” tem o nome de Alfa.

Este salmo consiste de 22 grupos de oito versos. Os oito versos de cada grupo começam com uma das letras do alfabeto hebraico – isto é, os primeiros oito versos começam com a letra alefe; os oito do segundo grupo, com a letra bete, e assim sucessivamente até o tau.

É a divindade da razão e da sabedoria.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho. 106 Jurei e cumprirei que hei de guardar os teus justos juízos. 107 Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra.

A lâmpada é energia, é luz. Idéias e pensamentos são resultantes do funcionamento do cérebro, que age por meio de descargas elétricas – energia pura. Nada mais alusivo do que a lâmpada, mesmo aquelas antigas, básicas, não precisa ser “dicróica”, “pirulito”ou colorida.

Essa parábola pode ser lida olhando, sobretudo, para a luz, que é Cristo. Nós somos comparados com candeeiros, aqueles que devem levar e transmitir essa luz. A mensagem de Jesus se torna, então, o convite ao testemunho, na nossa vida, de uma fé genuína, verdadeira, concreta e coerentemente vivida.