Quem é o autor do livro Jeremias?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Quem escreveu esse livro? Jeremias é responsável por grande parte do conteúdo desse livro, mas ele provavelmente ditou as palavras e os escribas as registraram (ver Jeremias 36:4).

PRINCIPAIS TEMAS DO LIVRO DE JEREMIAS
PUNIÇÃO: Por causa do pecado, JERUSALÉM foi destruída, o templo foi destruído e o povo de Judá foi levado para BABILÔNIA. O pecado não confessado traz o castigo total de Deus. DEUS É SENHOR DE TODOS: Deus é o Deus justo e soberano, que só presta contas a si mesmo.

25:10–11.

A promessa de Deus em Jeremias 1
Lemos em Jeremias 1:8 que o Senhor Deus, diz a Jeremias que ele não precisa temer. Contudo, é importante lembrar que a insegurança é algo natural neste momento. Deus se antecipa as nossas inseguranças e nos garante vitória por meio de sua presença.

Significa elevado por Deus e indica uma pessoa que, por apresentar virtudes como disciplina, grande senso prático e determinação, é muito procurada pelos colegas para opinar sobre assuntos de trabalho e mesmo sobre dilemas amorosos.

Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

29Sofonias, o sacerdote, leu esta carta aos ouvidos do profeta Jeremias.

Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

V. 9: Jeremias queria desistir. Não queria mais mencionar nome de Deus, muito menos pregar a sua palavra. Mas o seu chamado era como fogo que ardia dentro dele.

Aproximadamente em 626 a.C., no décimo-terceiro ano de Josias, Jeremias iniciou o seu ministério profético quando ainda possuía cerca de vinte anos, muito embora fosse vocacionado à profeta desde o ventre materno (Jr 1,5)”.

Zedequias filho de Maaséias, e contemporâneo do profeta Jeremias. Ele foi um falso profeta e adúltero, que profetizou engano entre os cativos da Babilônia, prevendo uma rápida restauração do Exílio na Babilônia (Jr 29:21-23).

Introdução. Jeremias profetizou ao rei Zedequias que se o povo de Judá se rendesse para a Babilônia, eles não seriam destruídos. Antes disso, as profecias de Jeremias sobre o cativeiro de Judá foram lidas para o rei Jeoiaquim que as cortou e as queimou.

Jeremias nasceu de uma família de sacerdotes e pregou ao reino de Judá por aproximadamente 40 anos, “pregando contra a idolatria e a imoralidade” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Jeremiah”).

8 - Em seu discurso na porta do templo, Deus usava Jeremias para mostrar ao povo seus pecados, já no primeiro discurso público de Jeremias o povo começou a odiá-lo, enquanto ele dizia que não haveria paz, os falsos profetas profetizavam paz e o povo acreditava nos falsos profetas.

O nome Jeremias pode ser escrito de duas formas diferentes em hebraico; uma mais longa, Yirmeyahu, e outra mais curta, Yirmeya.

Os “primeiros profetas” são aqueles que surgiram no momento em que a profecia estava provavelmente apenas a começar a surgir em Israel. Estão registadas narrativas sobre estas pessoas, como Samuel e Elias, nos sete primeiros livros históricos da Bíblia, de (Josué a 2 Reis).

A vida de Jeremias foi repleta de pesares, mas sua reação às provações nos ensina e inspira. Ele foi espancado e aprisionado por profetizar contra o reino de Judá. Sua vida era constantemente ameaçada. Contudo, Jeremias foi como uma “coluna de ferro” em meio à adversidade e oposição.

Jeremias 36. Baruque escreve as profecias de Jeremias e as lê na casa do Senhor — Joaquim, o rei, queima o livro, e lhe sobrevém o juízo do Senhor — Jeremias dita novamente as profecias e acrescenta muitas outras.

Tiago escreveu sua carta “às doze tribos que [andavam] dispersas” (Tiago 1:1), ou seja, toda a casa de Israel; ele estava convidando o povo a “receber o evangelho (…) [e] a entrar para o rebanho de Cristo” (Bruce R.

O capítulo de Jeremias 29 traz uma carta de Deus para o Seu povo que estava exilado na Babilônia, um lugar onde as pessoas não conheciam a Deus e não viviam segundo os Seus princípios.