Quem é o autor do livro de Malaquias?

Perguntado por: idantas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Sua origem e a história de sua vida são desconhecidas, mas ele evidentemente viveu no século quinto a.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Malaquias”) e teria sido contemporâneo de Esdras e Neemias.

O Profeta Malaquias profetizou aproximadamente em 430 a.C. O livro registra quatro de seus temas principais: (1) os pecados de Israel (2) os julgamentos que sobrevirão a Israel por causa da desobediência (3) as promessas pela obediência e (4) profecias referentes a Israel.

Malaquias 3:7–12—Israel recebe o mandamento de pagar o dízimo e fazer ofertas, com a promessa de grandes bênçãos. Doutrina e Convênios 119:3–4—Os santos devem dar, anualmente, um décimo de sua renda como dízimo. Doutrina e Convênios 64:23–24—As pessoas que pagam o dízimo não serão queimadas na ocasião da Segunda Vinda.

Por intermédio do Profeta Malaquias, o Senhor abordou o declínio do comprometimento dos judeus para com Deus. O Senhor instruiu Seu povo do convênio a voltar-se a Ele trazendo-Lhe seus dízimos e suas ofertas com mais fidelidade, e Ele prometeu abençoar e proteger aqueles que assim fizessem (ver Malaquias 3:7–12).

Malaquias profetizou a respeito da Segunda Vinda de Jesus Cristo. O Senhor ordenou aos judeus que retornassem a Ele pagando seus dízimos e suas ofertas.

Ao agir como um precursor, João Batista também é chamado de Elias (ver Lucas 1:17). Elias é o título para um precursor — alguém que vai à frente ou prepara o caminho para alguém ou algo maior. De acordo com Malaquias 3:2, por que precisamos estar prontos para a Segunda Vinda?

Hoje, o judeu prefere a morte a prestar culto a uma imagem. Os 400 anos do Período Interbíblico caracterizam-se pela cessação da revelação bíblica, pelo silêncio profundo em que Deus permaneceu em relação ao seu povo, pois durante esse tempo nenhum profeta se levantou em nome de Deus.

Malquias/Luciér (Daniel Blanco) perdeu o resto de humanidade que lhe restava após testemunhar a morte de Lavínia (Pâmela Tomé) e Belá (Lorenzo Mello) em Reis. O príncipe culpou Micael (Thiago Amaral) pela tragédia, e, cego de ódio, matou o amigo na novela bíblica da Record.

Resuma Malaquias 2:1–3 e explique que Malaquias repreendeu os sacerdotes de sua época, que tinham a responsabilidade de dar um bom exemplo ao povo. Ele os advertiu de que, se não dessem ouvidos à instrução do Senhor e não a colocassem em prática, eles trariam maldições em vez de bênçãos sobre si mesmos.

O último livro do Novo Testamento, chamado de Apocalipse, que significa “Revelação”. Foi escrito pelo apóstolo João, quando estava preso na Ilha de Patmos e teve revelações de Jesus Cristo, sobre a realização dos planos de Deus para a história e sobre o Final dos Tempos.

Cego de ódio, Malquias/Luciér (Daniel Blanco) guiou os filisteus para uma batalha perdida em Reis. A teimosia do herdeiro do trono custou caro, pois ele viu seu exército ser dizimado por Deus na novela bíblica da Record. Mesmo assim, o nobre conseguiu escapar vivo do castigo divino.

(4) A promessa de Deus em Malaquias 3:10 era “se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida”.

A palavra dízimo significa “a décima parte”. O dízimo é uma doação, ou oferta, de um décimo de sua renda para o serviço de Deus. Desde a antiguidade, Deus ordenou a Seu povo que desse um décimo de tudo o que ganhasse de volta a Ele. Esse mandamento ainda está em vigor hoje.

Se os santos dos últimos dias não pagassem o dízimo, os quatro templos que temos aqui [em 1899] nunca teriam sido erigidos e os juízos e estatutos de Deus para a exaltação e glória não poderiam ser observados.

Nominalmente, o dízimo aparece pela primeira vez na Bíblia ainda no livro do Gênesis, que abre o Antigo Testamento. No capítulo 14, quando há a narrativa de que Abraão retornou vitorioso da guerra e foi tomar a bênção de Melquisedeque, enigmática figura apresentada como "sacerdote do Deus Altíssimo".

Quando pagamos o dízimo a Deus ele fica na obrigação (porque prometeu) de cumprir sua palavra, repreendendo os espíritos devoradores.

Os sinais de Deus estão vivos e presentes no meio de nós: Sua Palavra, que é anunciada; Seu Corpo e Sangue, que são o nosso alimento; Seu Reino, que se instalou no meio de nós.

4 capítulos

Malaquias é o trigésimo nono livro da Bíblia e último livro do Antigo Testamento, composto de apenas 4 capítulos. "Peso da palavra do Senhor contra Israel, por intermédio de Malaquias. Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado?

Quando a palavra de Deus diz "vereis outra vez a diferença" é porque ele já o fez na vida dos homens do passado como Abraão, Isaque, Jacó e tantos outros que não duvidaram do poder e do cuidado de Deus e que assim obtiveram a notória DIFERENÇA proposta por Ele. Deus quer fazer o mesmo em tua vida.

Malaquias 3. O mensageiro do Senhor preparará o caminho para a Segunda Vinda — O Senhor se assentará para julgar — O povo de Israel é ordenado a pagar dízimos e ofertas — Eles mantêm um livro de recordações.

Continuar lendo O que diz Malaquias 3?