Quem é o autor do livro de Juízes?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O livro dos Juízes, como o conhecemos hoje, é obra do redator deuteronomista, possivelmente da época do exílio babilônico do século VI a.C. É provável que tenha havido um texto pré-deuteronomista, com tradições nortistas e narrativas mais antigas de heróis, com datação do século VIII e VII a.C., entre os Omridas e ...

Um dos principais temas é a soberania de Javé e a importância de ser fiel a Ele e às suas leis acima de todos os demais deuses e soberanos. De fato, a autoridade dos juízes não se realiza através de dinastias famosas e nem através de eleições ou nomeações, mas sim pelo espírito de Deus.

Otniel

O juiz Otniel
Quando se diz que ele foi o primeiro juiz de Israel, não significa apenas que ele foi libertou o seu povo da servidão estrangeira, mas que foi o primeiro a restaurar a ordem e autoridade na nação. Sob a liderança de Otniel, o povo de Israel experimentou uma paz civil durante quarenta anos (Juízes 3:11).

O Senhor chama juízes para libertar os israelitas. Juízes 3–16 O Senhor chama 12 juízes para ajudar a libertar as tribos israelitas das consequências de sua infidelidade ao Senhor. Entre eles, Débora, que liberta Israel da opressão dos cananeus, e Gideão, que destrói o altar de Baal e liberta Israel dos midianitas.

otniel

otniel foi o primeiro juiz de israel depois de Josué. Ele livrou a terra da opressão do rei da Mesopotâmia.

nome masculino
Magistrado que administra justiça.

O termo "juiz" é usado no sentido de governante ou chefe. É usado nesse sentido a propósito de Moab em Am 2,3 e reaparece nos títulos atribuídos aos governantes de Cartago, colônia fenícia. Os juízes menores eram provavelmente simples chefes de tribos, aos quais o compilador deu depois o título de "juiz".

Samuel

O último juiz do povo hebreu foi Samuel, e o primeiro dos profetas registados na história do seu povo. Terá ungido os seus dois primeiros reis, Saul e David.

A mensagem de Juízes é mostrar principalmente, o que os crentes não devem fazer com a direção de Deus, e como não devem tolerar em sua vida, aquilo que o próprio Deus considera impuro.

O maior destaque é dado a Débora. Além de profetisa, tornou-se juíza de Israel. Ela possuía uma vida exemplar, que lhe dava relevante conceito e popularidade entre os seus compatriotas.

O livro dos Juízes é anônimo, divide-se em três partes: um prólogo (1,1-2,5), história dos juízes (2,6-16,31) e um apêndice que trata da migração da tribo de Dan e guerra civil contra Benjamin (17,1-21,25).

Samuel foi último juiz de Israel. Ele ungiu os dois primeiros reis de Israel: Saul e Davi.

Depois de 20 anos, os israelitas começaram a orar ao Senhor por ajuda. O Senhor ouviu a suas orações. Ele disse a Débora para ajuntar um exército de israelitas e lutar contra os cananeus. O exército cananeu tinha muitos soldados e carruagens.

O período dos juízes terminou quando Saul foi eleito rei de Israel, em aproximadamente 1050. Logo, a maioria dos estudiosos entende que o período dos juízes durou aproximadamente 320 anos.

O sistema judicial civil era inepto e o exército era fraco para defender as fronteiras. Eles estavam escravizados pelos cananeus. O rei dos cananeus era Jabim e o general do exército era Sísera. Débora se tornou juíza nesse contexto e uma libertadora de seu povo durante a guerra.

Segundo os livros bíblicos existem 14 juízes na lista dos juízes e Israel: Lista dos juízes e suas tribos segundo o livro Juízes: Otoniel (Tribo de Judá) - Jz 1,11-15; Jz 3,7-11.

Sansão

Sansão foi um personagem bíblico da tribo de Dã, dotado de uma força sobre-humana que foi usada para salvar Israel do poder dos filisteus. Sansão foi juiz de Israel durante vinte anos no tempo dos filisteus.

Gideão em Promptuarii Iconum Insigniorum. De acordo com a tradição judaica e rabínica, Gideão era um homem de baixa estatura, porém foi honrado por Deus a ser o escolhido para o cargo de Juiz de Israel.