Quem é o autor de Eclesiastes?

Perguntado por: vcaetano . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Pouco se sabe a respeito do autor de Eclesiastes, além da descrição que ele dá de si mesmo como “o pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém” (Eclesiastes 1:1).

O nome Eclesiastes é uma tradução da palavra hebraica koheleth, que significa “aquele que convoca uma assembleia” ou simplesmente um pregador (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Ecclesiastes”). Ao longo desse livro, o autor apresenta uma série de perguntas em busca do propósito da vida.

15 Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode contar. 16 Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que foram antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento.

Nossa conclusão é que a redação do livro de Qohélet aconteceu por volta do ano 250 a.C., sua autoria não pode ter sido de Salomão, mas de alguém que viveu no norte da palestina, na fronteira linguística com aramaico.

Wright (1980) mostra que, assim como acontece com Provérbios, o livro de Eclesiastes foi organizado de maneira matemática. O livro tem 222 versos e a metade deles ocorre exatamente em 6:9-10, como a teoria de Wright mostrava. Ainda, a primeira parte do livro (2:1-6:9) contém 93 versos assim como a segunda (6:10-11:6).

Salomão, tradicionalmente tido como o autor de Eclesiastes.

Eclesiastes é um dos livros de sabedoria da Bíblia, que explora o problema do sentido da vida. O autor analisa sua vida e o mundo à sua volta, mostrando a inutilidade de muitas das coisas em que as pessoas confiam. O livro tem também conselhos sábios e aponta para o verdadeiro sentido da vida: Deus.

O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce.” (Eclesiastes 1:3-5). Ou seja, só aproveitamos na vida aquilo que vivemos de forma plena aquilo que não deixamos o tempo levar.

Eclesiastes 1:15 ARA
Aquilo que é torto não se pode endireitar; e o que falta não se pode calcular.

Eclesiastes 2. Todas as riquezas e bens do rei são vaidade e aflição de espírito — Melhor é a sabedoria do que a estultícia — Deus dá sabedoria, conhecimento e alegria ao homem.

Paulo Cesar De Oliveira

Composição: Paulo Cesar De Oliveira.

Acredita-se que é de sua autoria os livros bíblicos Eclesiastes, Provérbios e “Cântico dos Cânticos”, além do "Salmo 127".

O Senhor prometeu a Davi, porém, que seu filho reinaria em paz e construiria um templo. (Ver I Crônicas 22:8–10.) Os capítulos 5–7 de I Reis relatam a construção desse templo, que ficou conhecido como o templo de Salomão.

Eclesiastes 12 contém a mensagem final do pregador. Ele lembrou aos jovens que vivam bem enquanto ainda são capazes, pois dia virá em que irão morrer. Os últimos dois versículos de Eclesiastes 12 nos fazem ver pela primeira vez que ele realmente acreditava na natureza eterna da vida.

3 porém, mais feliz que ambos é aquele que não chegou a nascer, porque não viu a maldade que se comete debaixo do sol.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1. Postado em 26 de maio de 2013 às 15:33. Pensamento: Deus sabe o momento exato para que as coisas aconteçam em nossa vida.

Em Eclesiastes 1 o sábio começa com a declaração de que tudo é vaidade, sob a perspectiva da vida sem Deus, a existência humana é completamente sem sentido, diz Salomão. O Antigo Testamento nos apresenta dois homens extraordinários, no que se refere ao entendimento da vida: Jó e Salomão.

Assim já dizia a palavra de Eclesiastes em 6,14 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”. Quantas vezes pessoas cruzam nosso caminho e não entendemos tão bem, não é?

1. Ref. ou pertencento à Igreja ou a seus sacerdotes (doutrina eclesiástica; vestes eclesiásticas).

A vida debaixo do sol, a rotina do dia a dia, só tem sentido em Cristo. Por mais rotineira que seja ou por mais aventureira que seja a vida, o proposito dela está em Cristo e em seu Reino. Nunca encontraremos o sentido da vida em nós mesmo ou em nossas realizações pessoais.

Em primeira instância, a expressão “debaixo do sol” denota aquilo em que podemos ver sobre nosso horizonte. O que está além do sol, isso não vemos; é mistério. Portanto, estar “debaixo do sol” significa estar na dimensão da vida, daquilo que é tangível.