Quem é o autor da oração Ave Maria?

Perguntado por: amata . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

A primeira parte da oração, como se sabe, foi tirada das Sagradas Escrituras. Foi composta, portanto, pelo próprio Deus, tendo saído da boca de São Gabriel - “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo" [1] - e de Santa Isabel - “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre" [2].

26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28 Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”.

Esta segunda parte é de origem popular-eclesial e também foi surgindo aos poucos. Vale a pena lembrar o sermão no qual S. Bernardino de Senna (+ 1444), ao comentar a Ave-Maria, disse que, ao final desta, se poderia acrescentar “Santa Maria, rogai por nós pecadores”.

Tradução: A editora usou a mesma tradução de suas bíblias populares, a Bíblia Ave Maria, um clássico das salas de catequese brasileiras. É uma tradução de uma edição célebre em língua francesa, que por sua vez é uma tradução dos originais grego e hebraico feita pelos monges beneditinos de Maredsous, na Bélgica.

A prática das 1 mil Ave-Marias já era conhecida na Europa no período final da Idade Média e tem a Santa Catarina de Bolonha - uma freira clarissa que viveu entre 1413 e 1463 - reconhecida como propagadora desse tipo de oração - que era comum em períodos de aflição no continente.

Maria, por toda a sua vida, foi uma mulher que se colocou como serva, comportou-se como uma discípula do Senhor Jesus, a filha de Deus Pai que seguiu os passos do Mestre Jesus. Ela é a Mãe do Senhor, a Mãe do Salvador.

Isso porque os judeus consideram Deus como pai e Deus considera os judeus como seus filhos.

Maria intercede por nós (Lc 1,39-47)

Como mencionamos antes, ser ela a Mãe de Jesus faz dela uma mediadora única entre nós homens e Deus. O Papa Francisco diz: “Ela precede-nos e confirma-nos sempre na fé, na vocação e na missão.

Personagem bíblica
Maria tem seu nome mencionado 19 vezes no Novo Testamento.

Mas há indícios que permitem acreditar que ela teria se tornado esposa de José ainda adolescente, como era praxe entre famílias judaicas daquela época. "Segundo a literatura apócrifa, que mencionamos, ela teria sido apresentada a José aos 14 anos de idade", afirma Medeiros.

Com relação à Ave-Maria, pelo que se sabe, por volta do ano 600 já era rezada a sua primeira parte.

Alan de Rupe

O instrumento de reza representa a terça parte do Rosário – conjunto de orações proposto pelo frade Alan de Rupe em 1470. Sua origem remete à recitação dos 150 Salmos bíblicos.

Quando se reza as 3 Ave Marias da manhã e à noite para pedir a proteção poderosa de Nossa Senhora para ser preservado do pecado isto é uma renúncia aos pecados, uma resolução de não comete-los. Esta oração é já um propósito de emenda.