Quem é o autor da expressão a estratégia competitiva e a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria a arena fundamental onde ocorre a concorrência?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Porter (1989) definiu estratégia competitiva como “a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde ocorre a concorrência.

Michael Porter elenca três estratégias genéricas: custo total, diferenciação e enfoque.

Segundo Porter (1985) a Vantagem Competitiva advém do valor que a empresa cria para seus clientes em oposição ao custo que tem para criá-la, portanto a formulação de uma estratégia competitiva é essencial para a empresa, pois esta dificilmente poderá criar condições, ao mesmo tempo, para responder a todas as ...

O principal teórico desse conceito é Michael Porter, professor da Escola de Negócios de Harvard que em 1985 publicou o livro Vantagem Competitiva.

Vantagem competitiva por Michael Porter
As 5 Forças de Porter serviram como base para muitas delas crescerem e se expandirem ganhando todo o mercado.

Quais são as 5 forças de Porter? As 5 forças de Porter são: ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.

Nascido em 1947, Michael Porter é um dos nomes mais respeitados do século XX quando o assunto é administração, gestão, economia empresarial e marketing; e é criador das 5 forças de Porter, de extrema importância para a administração.

Estratégias Competitivas Genéricas de Michael Porter

  • Liderança de Custo. Na liderança de custos, a empresa prepara-se para se tornar o produto de baixo custo em seu segmento. ...
  • Diferenciação. ...
  • Foco. ...
  • Enfoque.

Quando se fala de estratégia é importante explicar que existem vários tipos de estratégias. Os principais tipos são: de Crescimento, de Manutenção e de Investimento.

Uma estratégia competitiva é a maneira como uma empresa está organizada para concorrer com players semelhantes no mercado. Esse conceito inclui também como a empresa se comporta em relação aos concorrentes e qual o seu tipo de vantagem sobre eles.

A primeira das forças de Porter é a chamada “rivalidade entre os concorrentes em um mesmo mercado”. Nesse contexto, quanto maior for a disputa por um segmento, mais ativa será a ação de empresas concorrentes no sentido de atrair clientes.

Quais são as estratégias competitivas?

  • Liderança de custo. Por meio da estratégia de liderança de custo total, uma empresa se diferencia das demais ao baratear seus custos de operação e, consequentemente, oferecer preços mais competitivos. ...
  • Diferenciação. ...
  • Enfoque. ...
  • Defensiva. ...
  • Prospectora. ...
  • Analítica. ...
  • Reativa.

Existem marcas consagradas que ilustram muito bem os quatro principais tipos de vantagem competitiva: atendimento, precificação, foco e exclusividade.

Desta forma, duas questões centrais baseiam a escolha da estratégia competitiva: (i) a atratividade das indústrias (ramos industriais) em termos de rentabilidade em longo prazo, e os fatores que determinam esta atratividade; e (ii) os determinantes da posição competitiva dentro de uma indústria.

Qual dos pesquisadores e estudiosos abaixo teve foco na questão da estratégia. competitiva? Henry Ford.

A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras.

As estratégias de diferenciação fazem com que uma empresa se destaque significativamente através das suas ações, dos seus serviços e dos seus produtos. São estas que fazem com que cada cliente localize e identifique uma empresa imediatamente, graças a um elemento diferenciador que a torna única.

Para Ferraz, Kupfer e Haguenauer (1995), a competitividade é a capacidade da empresa em formular e implementar estratégias concorrenciais, que lhes permitam ampliar ou conservar, de forma duradoura, uma posição sustentável no mercado.

Kotler (1998) conceitua marketing como análise, planejamento, implementação e controle de programas cuidadosamente formulados que visam proporcionar trocas voluntárias de valores ou utilidades com o mercado-alvo, com o propósito de realizar os objetivos organizacionais.