Quem é o ancestral do polvo?

Perguntado por: esalgueiro9 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

O ancestral mais antigo dos polvos modernos viveu há 328 milhões de anos e tinha 10 braços, segundo um novo estudo. Os pesquisadores nomearam a espécie, anteriormente desconhecida, de Syllipsimopodi bideni em homenagem ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O animal teria vivido há cerca de 330 milhões de anos, e seus restos foram encontrados em Montana, nos Estados Unidos. A descoberta coloca o surgimento dos polvos muito antes do que se estimava, significando que eles se desenvolveram antes mesmo dos dinossauros, que apareceram há cerca de 245 milhões de anos.

As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório. As trocas de gases, de nutrientes e de excretas, nesses animais, são realizadas pelo processo de difusão.

Isso porque os seus tentáculos não precisam estar ligados ao seu cérebro para se movimentarem e guardam mais da metades de todos os neurônios do sistema nervoso central do animal.

Eles possuem um cérebro central e oito paralelos, um dentro de cada tentáculo – num conjunto que totaliza 500 milhões de neurônios. É a mesma quantidade de um cachorro. Mas os polvos são capazes de algo que nenhum canino faria: pensar com as pernas.

Estima-se que existam, no mínimo, 100 espécies diferentes de polvos. Os polvos são animais de corpo mole, assim como todos os animais do grupo dos moluscos, e possuem oito tentáculos, que apresentam uma série de ventosas.

Reprodução. Durante a reprodução dos polvos, os machos utilizam seu braço reprodutor para liberar espermatozoides na fêmea que, então, coloca os ovos em locais abrigados, evitando a alimentação no período de incubação e, então, falecendo logo após o nascimento dos filhotes.

Normalmente o polvo alimenta-se de caranguejos, camarões e de pequenos moluscos. Mas não pense que o polvo só caça. Ele também é caçado: seu maior inimigo é a moreia.

Por fim temos duas características bastante famosas dos polvos: a camuflagem e a tinta preta. Muitos polvos têm essas duas “armas” para se defender de seus inimigos. Dentre seus principais predadores estão: tubarões, raias, moreias, alguns peixes, raias e também o ser humano.

Golfinhos: a inteligência na água
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie.

Os polvos medem desde 5 centímetros a quase 6 metros, mas a espécie mais numerosa, batizada de polvo comum, o Octopus vulgaris, tem em média 70 centímetros. As lulas variam de 1,5 centímetros a mais de 10 metros, mas a mais comum, a Loligo plei, também mede cerca de 70 centímetros.

Você obterá no final quatro partes comestíveis da lula: o corpo, os tentáculos e as duas nadadeiras.

Minhoca. E mais impressionante que ter três corações é ter... cinco! Isso mesmo, a minhoca conta com vários coraçõezinhos que envolvem seu esôfago, mas diferente do que estamos acostumados a ver, eles não bombeiam sangue, servindo apenas para comprimir os vasos para ajudar a circular o sangue por todo o corpo.