Quem é o aluno para Paulo Freire?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 23 de maio de 2023
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Os alunos eram todos trabalhadores de canaviais locais. O plano de ensino de Paulo Freire foi tão importante que inspirou o Plano Nacional de Alfabetização.

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.

Para Lev Vygotsky, a relação professor-aluno não pode ser de imposição, e sim de cooperação, respeito, e crescimento. Assim, o aluno deve ser considerado um sujeito interativo e ativo, no seu processo de construção de conhecimento. O ponto de vista de Vygotsky complementa a ideia de diálogo de Paulo Freire.

Ter uma atitude positiva em relação aos estudos
Ou seja, eles não deixam o desânimo, a preguiça ou a procrastinação impedi-los de aprender, compreender e terminar as tarefas. Portanto, saber gerenciar o tempo e não se render à preguiça vão ajudar você a ser um ótimo estudante.

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.

Assim, o aluno mantém sua curiosidade natural pelo mundo e tem capacidade de analisar situações, fazer escolhas, administrar as emoções e gerenciar os próprios pensamentos. Na prática, os alunos protagonistas aprendem, junto com o conteúdo das disciplinas, a contribuir para a sociedade.

O que é o protagonismo estudantil? O protagonismo estudantil ocorre quando o estudante é colocado no centro do processo de aprendizagem. Ele tem mais autonomia e é corresponsável por seu próprio conhecimento, ao invés de ser colocado em uma posição passiva de receptor.

Valorizar a participação do estudante e torná-lo protagonista do processo de aprendizado faz com que ele desenvolva a autonomia na hora de aprender. O discente será orientado a buscar conhecimento e a caminhar sozinho na busca por informações.

O método de alfabetização criado por Paulo Freire é dividido em três etapas: investigação, tematização e problematização. Na etapa de investigação, aluno e professor buscam, no universo vocabular do aluno e da sociedade onde ele vive, as palavras e temas centrais de sua biografia.

"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor." "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."

Cinco ideias indefensáveis de Paulo Freire

  • O mundo se divide entre opressores e oprimidos. ...
  • Che Guevara é um exemplo de amor. ...
  • A educação deve estar a serviço da revolução. ...
  • A família é opressora. ...
  • É preciso combater a “invasão cultural”

Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.

Ainda a respeito da relação professor-aluno, Piaget coloca que essa relação tem que ser baseada no diálogo mais fecundo, onde os “erros” dos estudantes passam a ser vistos como integrantes do processo de aprendizagem.

Wallon (1992) defende que a afetividade que se manifesta na relação professor-aluno constitui-se elemento inseparável do processo de construção do conhecimento. A qualidade da interação pedagógica vai conferir um sentido afetivo para o objeto de conhecimento.

Postura de estudante é hábito que se forma pela repetição de ações rotineiras. É algo a ser ensinado, a ser reforçado até que ele seja capaz de fazer sem auxílio. Na Eduque, ensinamos os alunos desde cedo, por meio da rotina e do exemplo, a desenvolver tal postura.