Quem é o agente de saúde indígena?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

De acordo com a proposta, ao agente indígena de saúde caberá o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde voltadas à população indígena, por meio de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas.

A estrutura de atendimento nos DSEI conta com postos de saúde, com os Polos-base e as Casas de Saúde Indígena (Casais). A rede de serviços tem como base de organização serviços de saúde nas aldeias que contam com a atuação do Agente Indígena de Saúde (AIS) com atividades vinculadas a um posto de saúde.

Na saúde indígena, não dá pra fazer um bom trabalho sendo apenas 'tecnicamente bom'. É preciso, além de saber manejar as principais condições e agravos da comunidade, ter sensibilidade cultural para aplicar os conhecimentos da biomedicina. Caso contrário, a médica ou médico pode incorrer em iatrogenias.

"É necessária a atuação de um profissional de saúde que conheça a comunidade indígena a fim de facilitar a troca de informações e experiências, conhecimentos tradicionais e técnicos", disse.

Promove a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolve atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social. No Brasil, são 34 DSEI divididos estrategicamente por critérios territoriais, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas.

Como se tornar um Agente de saúde? O agente de saúde possui carreira ligada ao setor público e sua contratação será realizada através de concurso público ou processo seletivo de órgãos governamentais em âmbito municipal, estadual ou federal.

Indigenista Especializado: curso de graduação em nível superior em qualquer área; Contador: curso superior em Ciências Contábeis, com registro no respectivo conselho de classe; Engenheiro Agrônomo: curso superior em Engenharia de Agrimensura, com registro no respectivo conselho de classe.

Salário: R$ 7.814,29. Para a vaga de Técnico de Enfermagem é exigido ensino médio completo, formação no curso Técnico de Enfermagem, registro no Coren-MT e experiência profissional comprovada de no mínimo um mês.

Para participar do processo seletivo é preciso ter, no mínimo, ensino médio completo ou técnico. Não se trata de concurso público, a contratação é feita pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As vagas são para início imediato e formação de cadastro reserva.

Art. 2° Instituir como equipe multidisciplinar de atenção à saúde indígena no âmbito da atenção básica de saúde e terá a seguinte composição mínima: Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Agente Indígena de Saúde – AIS, Agente Indígena de Saneamento – AISAN.

Especiais Indígenas (Dseis), os Polos-Base representam outra importante instância de atendimento aos índios brasileiros. Eles são a primeira referência para os Agentes Indígenas de Saúde (AISs) que atuam nas aldeias, tanto na atenção primária como nos serviços de referência.

O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.

Entre 1910 e 1967, o SPI desenvolveu ações pontuais de assistência sanitária aos indígenas, a partir de estruturas simplificadas de atenção à saúde, como a manutenção de alguns postos com enfermeiros e convênios itinerantes de prestação de assistência médica ou de levantamentos sanitários entre os grupos indígenas ( ...

O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena deverá ser, como o SUS, descentralizado, hierarquizado e regionalizado. § 1o O Subsistema de que trata o caput deste artigo terá como base os Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

O agente comunitário de saúde passa a ter como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde e das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).