Quem é o agente causador do sarampo?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

O que é? O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo.

O sarampo é causado por um vírus da família paramyxorividae e é normalmente transmitido por meio de contato direto e pelo ar. O vírus infecta o trato respiratório e se espalha por todo o corpo. É uma doença humana, ou seja, não ocorre em animais.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada pelo vírus Measles morbillivirus e que está em circulação no Brasil. Existe uma vacina para prevenção, chamada de tríplice viral, aplicada em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal.

Agente etiológico: é o agente causador ou responsável por uma doença. Pode ser vírus, bactéria, fungo, protozoário ou helminto. É sinônimo de “patógeno”. Agente infeccioso: é o microorganismo (vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos) capaz de produzir infecção ou doença infecciosa.

O único hospedeiro natural conhecido do vírus do sarampo é o homem.

A Catapora (varicela) é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster que se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica clínica são lesões na pele acompanhadas de coceira.

O sarampo é uma doença transmissível aguda, grave e extremamente contagiosa, causada por um vírus da família Paramyxoviridae.

Agente Etiológico. O vírus do Sarampo pertence ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae.

A primeira descrição reconhecível do sarampo é atribuída ao médico árabe Ibn Razi (860-932) (conhecido como Rhazes na Europa). O vírus foi isolado apenas em 1954, e a vacina foi desenvolvida em 1963.

Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano). Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida. Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Sarampo, caxumba e rubéola. Do que é feita: Trata-se de vacina atenuada, contendo vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba; aminoácidos; albumina humana; sulfato de neomicina; sorbitol e gelatina. Contém também traços de proteína do ovo de galinha usado no processo de fabricação da vacina.

Vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos são alguns exemplos de agentes etiológicos.

Agente é aquele que age, que opera ou atua, é o que pratica a ação. A palavra agente tem diversas definições conforme o enfoque em que é empregada. Ex.: Agente químico é o corpo que provoca uma reação sobre o outro.

A origem do vírus do sarampo é parecida com a do coronavírus e da maioria dos vírus que infectam humanos: inicialmente infectava apenas animais, até surgirem mutações oportunas que permitiram a ele “saltar” para a nossa espécie. No caso do morbilivírus, causador do sarampo, os hospedeiros iniciais eram bois e vacas.

A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.

A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação.

Agente Etiológico
O vírus da dengue é um arbovírus do gênero Flavivírus, pertencente à família Flaviviridae. São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

A incidência de catapora e sarampo ocorre principalmente na infância, sendo que a catapora é mais comum e o sarampo potencialmente mais grave. As principais diferenças estão nas manifestações clínicas, sendo que a febre e as lesões na pele são os sintomas em comum.

Agente Etiológico. Vírus Amarílico, gênero Flavivírus e família Flaviridae.

Tudo aquilo que é exageradamente feio, que está desconnjuntado, é mãe do sarampo. Quando a veiarada das novelas do século passado aparece na televisão, o povo comentava, assustado. Do Paulo Autran: “Meu Deu! Ele era tão bacana e, agora, parece a mãe do sarampo.”

Quais os sintomas de sarampo? O quadro clínico é dividido em três fases: fase prodrômica, fase exantemática e fase de remissão. Pacientes imunocomprometidos podem desenvolver quadros atípicos, além de estarem em maior risco de complicações, assim como grávidas e desnutridos.