Quem é Nossa Senhora do Guadalupe na Umbanda?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Nossa Senhora de Guadalupe apareceu pela primeira vez ao índio asteca Juan Diego. Na língua asteca, o nome Guadalupe significa, Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra. Os Astecas adoravam a deusa Quetzalcoltl, uma monstruosa deusa, a quem eram oferecidas vidas humanas em holocausto.

Já o manto azul de Nossa Senhora de Guadalupe representa o céu e as estrelas exatamente na posição que estavam no céu daquela região no dia da aparição e marcam também o solstício de inverno. Os astecas eram bons conhecedores das estrelas e marcavam suas datas festivas e colheitas pela posição delas.

Guadalupe é uma expressão de "origem árabe" e "seu significado é 'curso do rio'. Ela não é água, mas a leva. Ela transporta a água, a água viva é Jesus".

Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus. O bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena que, somente na terceira aparição, foi concedido.

A Virgem de Guadalupe é a denominação de uma aparição mariana da Igreja Católica de origem mexicana, cuja imagem tem como seu principal local de culto a Basílica de Guadalupe, localizada no sopé do monte Tepeyac, ao norte da Cidade do México.

A imagem da Virgem de Guadalupe está envolta por raios de sol. O sol, para os astecas, era o maior símbolo de divindade. Sua veste é vermelha e seu manto azul tem estrelas e as bordas douradas. Em pé, a Virgem repousa sobre a Lua Negra, símbolo das forças do mal para os astecas.

No dia 12 de dezembro, a Igreja Católica comemora Nossa Senhora de Guadalupe, uma devoção mariana originada da história da aparição de Maria a um indígena asteca, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em 1531, na colina de Tepeyac. A data virou comemoração litúrgica em 1754, por decisão do papa Bento XIV.

Nossa Senhora de Guadalupe apareceu no México, em 1531, para um índio chamado Juan Diego.

Era o dia 12 de dezembro de 1531. O bispo viu, não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora.

A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe
A flor de quatro pétalas que aparece abaixo deste laço na cintura, é o símbolo do Deus Criador, significando que ela é Virgem e Mãe de Deus. O manto da Virgem contém a posição das estrelas do céu naquele data, que era o solstício de inverno.

A imagem original da Virgem de Guadalupe, aparecida milagrosamente na tilma do indígena São Juan Diego em 12 de dezembro de 1531, é conservada atualmente em seu santuário na Cidade do México; mas, muitos não sabem que um pequeno fragmento se encontra fora do país há quase 80 anos.

12 de dezembro

Celebração do dia de Nossa Senhora de Guadalupe, em 2021, aponta para o jubileu Guadalupano em 2031. No dia 12 de dezembro seria a festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira principal do México e da América Latina.

Hoje, o manto está preservado no Santuário de Guadalupe e intacto, mesmo após sofrer até mesmo um atentado à bomba nestes quase 500 anos. O Santuário é composto por diversas capelas e pelas duas basílicas, a do século XVI e a outra de 1974.

Um mistério fascinante: são encontradas 13 figuras refletidas na pupila dos olhos da Virgem de Guadalupe. As pesquisas avançaram com os mais renomados oftalmologistas do mundo, percebendo posteriormente que o mesmo homem também estava em reflexo no olho esquerdo.

Virgem bendita dê proteção a mim, filhos e a minha família toda. Nos proteja das doenças, da fome, assalto, Raios e outros perigos que possam nos atingir. Soberana Senhora dirige-nos em todos os negócios Espirituais e temporais.

Nossa Senhora da Defesa, virgem poderosa, recorro a Vossa proteção contra todos os assaltos do inimigo, pois Vós sois o terror das forças malignas. Eu seguro no Vosso manto santo e me refugio debaixo dele para estar guardado, seguro e protegido de todo mal.