Quem é Nossa Senhora da Aparecida na Umbanda?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Oxum

No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida e representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.

Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora das Candeias, dependendo da região do Brasil, e sua data é 8 de dezembro.

Oxum é uma orixá que originalmente era um rio de água doce na África, que não só matava a sede dos homens e mulheres como fertilizava suas margens, permitindo o plantio e, portanto, a sobrevivência dos seres humanos.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Deusa do amor e senhora das emoções, Oxum é a responsável por acalmar as tempestades emocionais que atingem a vida dos homens e mulheres. Ela acolhe as emoções e as dores das pessoas, oferece acalanto, tranquilidade e inspira para que as melhores decisões sejam tomadas.

Oxum

No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida e representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos templos.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

As filhas de Oxum se preocupam muito com a própria imagem, sempre tomando muito cuidado para não virar assunto de terceiros. Elas prezam por sua reputação, levando em conta as opiniões de outras pessoas, assim agem com diplomacia, fugindo de escândalos e vexames.

Oxum tem o título de Iyalodê que significa a grande Mãe entre os orixás. Mamãe Oxum é o orixá da fertilidade e da maternidade, sendo protetora dos recém-nascidos. Oxum faz sincretismo com a Nossa Senhora da Conceição.

De acordo com a representação do arquétipo de Oxum, o perfume que melhor representa a beleza, delicadeza e sensualidade de Oxum é Baiser Vole de Cartier, com sua carga intensa de lírios sofisticados e delicados que perfumam tão bem a pele.

Os filhos de Oxum dão grande importância ao dinheiro e à riqueza. Gostam de estar sempre rodeados por coisas caras. Além de ter posses, eles gostam de exibi-las para as outras pessoas. São pessoas que se sentem atraídas por joias, roupas de marca e por coisas que lhe tragam conforto para a sua vida.

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Faça seus pedidos a Pombagira Cigana da Estrada em nome de Oxum Opará.

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas".

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Para a Igreja Católica, os curandeiros espíritas eram “agentes do demônio”. Ainda que a palavra “umbanda” não apareça na nota acima, sabe-se que não só o kardecismo, mas também na religião umbandista praticam-se curas, através do uso de ervas, passes, rezas dentre outros.

Oxum. A senhora das águas doces recebe suas oferendas no sábado. Seu dia do ano é 8 de dezembro ou 12 de outubro, depende da sua linha e religião.

Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.

A oração para Oxum, orixá da fertilidade, é indicada para pedir fartura e prosperidade. O elemento que lhe representa é a água doce, símbolo universal da riqueza e prosperidade, que está nos rios, lagos, fontes, cachoeiras e regatos.

Segundo o historiador Lourival dos Santos, a imagem da santa passou por um processo de africanização imposta por devotos brasileiros. "Eles tinham essa necessidade de uma maior identificação com um ícone religioso.