Quem é Nínive hoje?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Nínive (Ninawa) era um grande amontoado de vários vilarejos ao longo do Rio Tigre. Atualmente, onde ficava, existe a cidade moderna de Mossul, no estado de Ninawa do Iraque.

Os ninivitas adoravam muitas divindades. Entre elas, havia Dagom, ídolo metade homem, metade peixe. Além disso, na antiga língua acadiana, o nome Nínive tem relação com a palavra peixe.

O livro de Naum contém a profecia de que Nínive, capital da Assíria, seria destruída por causa da iniquidade de seu povo.

A batalha de Nínive de 612 a.C., também conhecida como a Queda de Nínive, era um conflito militar que decretava o fim da capital assíria Nínive, invadida pelos babilônios, e a morte de Sinsariscum ( r. 626/623–612 a.C.) da Assíria. Os babilônios haviam contado com a ajuda dos medos para aniquilar a cidade.

Os ninivitas eram conhecidos pela crueldade com que tratavam os guerreiros capturados, muitos dos quais eram cegados para que não fugissem. Jonas era considerado um profeta insensível, que não tinha interesse que os homens de Nínive, cruéis e inimigos de Israel se convertessem e fossem salvos.

Jonas 3—Jonas profetiza a queda de Nínive. O povo arrepende-se e a cidade é salva. (Observação: Jonas 3:9–10 diz que Deus se arrependeu do mal que havia dito que faria ao povo de Nínive.

Jonas foi um profeta. O Senhor disse a ele que avisasse ao povo de Nínive que a cidade seria destruída se eles não se arrependessem. Mas o povo de Nínive era inimigo dos israelitas. Jonas não queria pregar a eles.

Entrando o inimigo pela brecha, foi a cidade saqueada e arrasada. o profeta Naum tinha anunciado a destruição de Nínive: 'As comportas do rio se abrem, e o palácio é destruído.

Eu creio que Jonas desobedeceu pois pensou: “Senhor, toda vez que anuncias julgamento, você é tomado com misericórdia. Eu sei que não julgarás Nínive, pois assim que eu profetizar, se arrependerão e você derramará a sua graça sobre eles.” Ele não tinha entendimento do temor de Deus, nem da sua natureza santa e justa.

Nínive era a florescente capital do império Assírio (2Reis 19:36); e foi, ostensivamente, a casa do Rei Senaqueribe, Rei da Assíria, durante o reinado bíblico do rei Ezequias e da carreira profética de Isaías.

Nínive é referida como uma cidade edificada por Ninrode, “poderoso caçador” e um dos descendentes de Cam, filho de Noé (Gên.

“Então eu comecei a apalpar as laterais e senti que não tinha dentes”, disse ele. “Foi quando eu percebi, 'Meu Deus, estou na boca de uma baleia e ela está tentando me engolir.

Com ele faziam-se roupas rústicas que as pessoas vestiam em sinal de tristeza e pesar. O que as pessoas de Nínive fizeram para se arrependerem? (Jonas 3:5, 8. Elas reconheceram que tinham agido mal, oraram a Deus e abandonaram suas maldades.)

A Assíria corresponde em parte ao que hoje é a Síria e o Iraque. A Fenícia está no Líbano. Judeia e Samaria são Israel e Palestina. O Egito é o Egito, óbvio.

No mar, Jonas é engolido por um grande peixe, e, dentro deste, ora ao Senhor. Deus, então, ouve essa oração e ordena que o peixe vomite Jonas, e este, agora em terra, vai até Nínive, a fim de pregar àquela cidade. Sua pregação é de destruição — a cidade seria destruída em 40 dias!

Continuar lendo Como está Nínive hoje?