Quem é monocular tem direito a aposentadoria?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A primeira aposentadoria é a da Aposentadoria da Pessoa com Deficiência. E isso é verdade, pois, uma vez que a visão monocular foi considerada deficiência, o segurado com esta condição tem direito a essa modalidade de aposentadoria.

A Lei n. 14.126/2021, que passou a valer no mês de março de 2021, caracterizou a visão monocular como uma deficiência sensorial, de categoria visual. A nova lei garante à pessoa que enxerga com apenas um olho os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência.

Segundo a OMS, a condição é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal. Essas pessoas não podem exercer algumas profissões, como bombeiro, militar e motorista profissional.

Portadores de visão monocular com direito a comprar carro com isenção de impostos. Uma vez que o portador de visão monocular, não consegue renovar a carteira de motorista e depende de parentes para se deslocar, é justo incluir o portador dessa deficiência, como apto a adquirir veículos com isenção de impostos.

Segundo ele, a Lei local que regula o IPVA (Lei nº 4.071/2007), apesar de em seu artigo 5º não incluir a visão monocular no rol das anomalias classificadas como deficiência visual, assegura a isenção do pagamento de IPVA ao veículo automotivo de propriedade da pessoa com deficiência (art. 162).

Visto que a Lei 14.126/2021 enquadra o portador de visão monocular como deficiente sensorial, ele faz jus ao BPC/LOAS, se preencher os requisitos para sua concessão.

Visão monocular é o termo utilizado para pessoas que só enxergam com um dos olhos, independente do motivo. A lei permite que pessoas com visão monocular conduzam veículos das categorias “A” e “B”, vetando, portanto, a condução de ônibus, caminhões e carretas.

O Projeto de Lei 2434/22 concede 50% de desconto na taxa de renovação da carteira nacional de habilitação (CNH) ao condutor com menos de 20% da visão em um dos olhos, a chamada visão monocular. O texto altera a Lei 14.126/21, que reconhece a visão monocular como deficiência sensorial para todos os efeitos legais.

Em março de 2021 a visão monocular alcançou um novo patamar. De acordo com a lei número 14.126/21, ela é classificada como deficiência para todos os efeitos da lei, inclusive trabalhistas e previdenciários.

Como informamos no início deste conteúdo, o direito à isenção do imposto de renda é assegurado aos portadores da deficiência visual “visão monocular”, dado ao fato da Lei que prevê a isenção do imposto de renda por cegueira, não estabelecer com detalhes a definição desta enfermidade.

De forma geral, considera-se pessoa com visão monocular quem tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos. Você sabia que desde março de 2021, a visão monocular é classificada como deficiência sensorial, do tipo visual, para todos os efeitos legais? Essa determinação está prevista na Lei n. 14.126/2021.

Se você tem 20 graus de miopia, mas consegue enxergar 100% com os óculos ou lente de contato, você não é deficiente visual. No entanto, se você tem cegueira monocular, ou seja, é cego de um olho, você é considerado deficiente no Brasil.

A visão monocular é caracterizada pela capacidade da pessoa conseguir enxergar através apenas de um olho e com isso tem noção de profundidade limitada e redução de campo periférico. Geralmente, ela percebe que está enxergando com um dos olhos quando cobre o olho saudável enquanto executa alguma atividade diária.

O Exame Ultrassonografia Diagnóstica (Monocular) é solicitado pelo médico para identificar visão monocular (enxergar com um dos olhos apenas). O exame permite avaliar a presença de descolamento de retina, além de medir as estruturas e ser muito útil no diagnóstico e tratamento de tumores oculares.

Perícia médica para pessoas com visão monocular
A perícia é responsável por analisar e comprovar a condição já existente e atestada através de laudo médico. Portanto, o laudo médico é um documento essencial no processo de avaliação médica no INSS e deve ser elaborado conforme as definições estabelecidas em leis.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal.

Sancionada Lei que define Visão Monocular como deficiência: O que muda a partir de agora? A visão monocular, (CID H54-4), é caracterizada pela capacidade de uma pessoa de conseguir enxergar com apenas um olho.

No entanto, algumas pessoas têm a chamada visão monocular — enxergam bem por apenas um olho; no outro, apresentam 20% ou menos da capacidade de enxergar, o que compromete o campo visual. É, portanto, uma situação que pode atrapalhar o dia a dia e, até, o trabalho. Por isso, pode ser considerada uma deficiência.