Quem é minha persona?

Perguntado por: ealvim . Última atualização: 1 de maio de 2023
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Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Há diversos tipos de persona: buyer persona, brand persona e user persona. Cada uma delas tem a ver com o objetivo de uma determinada operação ou estratégia do negócio.

principais perguntas para definir sua persona

  1. perguntas sobre dados pessoais. A princípio, toda persona tem nome, idade, sexo. ...
  2. perguntas para definir persona ligadas à profissão. ...
  3. perguntas sobre hábitos de consumo. ...
  4. perguntas para definir persona ligadas aos problemas enfrentados. ...
  5. perguntas sobre as possíveis objeções.

A buyer persona é um personagem que é feito a partir de informações de pesquisa de mercado e de características em comum dos clientes reais de determinado negócio. Ou seja, esse personagem irá representar um grupo de clientes ideais da marca, que já conhecem e se beneficiam do produto ou serviço ofertado.

Uma persona possui características detalhadas, para que a equipe de marketing realmente a veja como uma pessoa real, por isso ela apresenta algumas informações bem específicas, como: hobbies, características da personalidade, marcas favoritas, dificuldades na vida profissional, e muitas outras que veremos mais à frente ...

Criar uma persona é essencial para que o seu negócio tenha uma estratégia com um foco bem definido: o seu cliente! Diferentemente do conceito de público-alvo, que é uma ideia bem abrangente de quem seria o seu consumidor, uma persona é uma representação bastante específica e detalhada do seu cliente ideal.

A persona é mais específica que o público-alvo, já que este abrange uma parcela maior e menos precisa do seu cliente dos sonhos. Portanto seu negócio pode ter mais de uma persona. Elas devem estar em sua mente na hora de fazer um post ou uma campanha de link patrocinado no seu social media.

Persona, ou Avatar, é a representação fictícia do seu cliente ideal. É um perfil baseado em dados reais de informações demográficas e comportamentais dos consumidores do seu serviço ou produto. Ela tem a ver com o seu nicho de mercado. A Persona, ou Avatar, representa um conjunto de características de um público-alvo.

Como criar uma persona?

  1. Análise da estratégia da empresa.
  2. Entrevistas com clientes, ex-clientes e prospects.
  3. Exemplo para um roteiro de perguntas.
  4. Escolha dos clientes.
  5. Análise de ferramentas analíticas.
  6. Entrevista com o time de vendas.
  7. Entrevista com o time de relacionamento.
  8. Podemos ajudar na criação da sua Buyer Persona.

Sendo assim, é importante criar uma persona para:

  1. Entender quem é seu público.
  2. Aprofundar o valor da sua solução para os clientes.
  3. Definir os principais canais de atendimento.
  4. Definir o tom de voz e linguagem utilizada.
  5. Ajudar a desenhar as estratégias de marketing.
  6. Evidenciar o bom relacionamento com o cliente.

Persona (do latim persona) é a instância psíquica responsável pela interação entre o ser e a comunidade de forma geral. Ela e constituída em paralelo com o ego e com a sombra, desde o início da vida.

O primeiro passo para criar as personas da sua empresa é identificar o seu público-alvo. Atenção! Público-alvo é diferente de persona. Para identificar o público-alvo, você deve fazer uma pesquisa de mercado e levantar dados demográficos de produtos ou serviços que são parecidos com o seu.

Passo a passo para definir a persona da loja virtual

  1. 1- Vasculhe sites e grupos do seu segmento na internet. ...
  2. 2- Utilize as 6 perguntas do “Mapa da Empatia” ...
  3. 3- Algumas ferramentas gratuitas podem ajudar. ...
  4. 4- Estude os concorrentes. ...
  5. 5- Conclusão.

Criar uma persona é ter a ideia clara e real de quem são os seus clientes em potencial, no que eles se interessam e o que procuram.

A diferença entre persona e público-alvo está no quão profundo é o estudo sobre os clientes e leads de uma empresa. Enquanto a persona traz informações específicas e detalhadas do cliente ideal para uma estratégia de marketing e vendas otimizada, o público-alvo trabalha com dados gerais e definições mais amplas.

Como identificar o perfil do cliente ideal

  1. Analise os clientes atuais.
  2. Conheça bem as suas soluções.
  3. Defina o seu público-alvo.
  4. Defina uma persona.
  5. Faça um mapa de empatia.
  6. Acompanhe os influenciadores do seu segmento.
  7. Faça pesquisa de mercado.
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