Quem é meu primo de terceiro grau?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Primo em terceiro grau : filho de um primo em segundo grau de um indivíduo em relação a este.

Sendo assim, não esqueça de hoje em diante, primos são parentes de 4º grau na linha colateral. Pense assim, de você para os seus pais há uma linha reta, então 1º grau.

Primos podem ter filhos, mas risco de condições genéticas que podem provocar problemas de saúde é maior. Quando a união se dá entre primos, é maior a probabilidade de dois genes que provocam um problema se encontrarem. Nesses casos, é recomendado realizar acompanhamento genético.

Primos — são os que têm os mesmos avós (paternos ou maternos). Primos segundos — são os que têm os mesmos bisavós (basta apenas um casal de bisavós). Primos terceiros — são os que têm os mesmos trisavós (basta também um casal de trisavós). Primos quartos — são os que têm os mesmos tetravós (também basta um casal).

O casamento entre primos é permitido por lei na maior parte da Europa, América, Austrália e em partes da África e da Ásia. É permitido no Brasil, onde a proibição do casamento entre parentes vai até parentes de terceiro grau - e primos são considerados colaterais em quarto grau.

Do ponto de vista religioso, as religiões judaico-cristãs não proíbem casamentos entre primos.

No Brasil, estima-se que 2% a 3% dos casais tenha algum tipo de parentesco. Geralmente entre primos de 1º e 2º grau. É importante que a gente possa expressar isso porque não há nenhuma proibição e nada que seja errado.

Grau de parentesco sanguíneo

  • Linha ascendente: 1º grau (pais), 2º grau (avós), 3º grau (bisavós) e 4º grau (trisavós).
  • Linha descendente: 1º grau (filhos), 2º grau (netos), 3º grau (bisnetos) e 4º grau (trinetos).

Nossos primos, segundo a lei brasileira, são nossos familiares de quarto grau, pois temos quatro pessoas até chegarmos neles: nós mesmos, nossos pais (primeiro grau), nossos avós (segundo grau), nossos tios (terceiro grau) e, finalmente, nossos primos.

Os irmãos (segundo grau), tios (terceiro grau), sobrinhos (terceiro grau), primos (quarto grau). São parentes por afinidade: sogros (primeiro grau), avós do companheiro(a) (segundo grau), enteados (primeiro grau), netos do seu companheiro(a) (segundo grau) e cunhados (segundo grau).

Em 4º grau temos seus tios avós e seus primos. A linha colateral é aquele parente que não descende um do outro, mas possuem ancestrais em comum. Assim, seu irmão é seu parente em 2º grau em linha colateral, pois vocês NÃO descendem um do outro, mas possuem o mesmo ancestral, que são seus pais.

O casamento consanguíneo é o casamento que acontece entre parentes próximos, como tios e sobrinhos ou entre primos, por exemplo, o que pode representar risco para uma futura gestação devido a maior probabilidade de herança de genes recessivos responsáveis por doenças raras.

Podemos afirmar que o filho do seu primo será o seu primo de segundo grau. Sob esse aspecto, podemos esclarecer que os primos de primeiro grau representam o fato de que o ancestral mais próximo que duas pessoas têm em comum é um avô (ou avó).

Um número é classificado como primo se ele é maior do que um e é divisível apenas por um e por ele mesmo. Apenas números naturais são classificados como primos.

sobrinho-neto - filho do sobrinho ou da sobrinha… primo - pessoa em relação aos filhos de seu tio ou de sua tia ou aos respectivos descendentes…

Diz-se daqueles que possuem relação de parentesco entre si e compartilham os mesmos avós paternos e maternos sem, no entanto, serem irmãos entre si. É o que ocorre com os filhos advindos dos casamentos de dois irmãos com duas irmãs, ou de um casal de irmãos com outro casal de irmãos.

Logo, o filho do meu tio, o meu primo, é meu parente em 4°grau. A lei limita o parentesco até o 4° grau em linha colateral. Então, para fins legais e patrimoniais, não existeprimo de primeiro grau ou de segundo grau”.

O relacionamento entre primos ou outros graus de familiares é denominado consanguinidade. Em qualquer grau de parentesco as pessoas compartilham informação genética em comum, por isso existe um risco maior que um casal consanguíneo coincida em variantes genéticas.

Quanto maior a família, mais chance de o amor surgir dentro de casa mesmo, numa brincadeira de crianças ou num almoço de domingo. O namoro entre primos é mais comum do que muita gente imagina.

Então, o relacionamento entre primos é errado? Segundo o psicólogo, não há limites para o amor. “Ame quem vale mesmo a pena. Até aí você não rompeu nenhuma regra para o básico - ser muito feliz”, finaliza Alexandre.

Os problemas mais comuns em ocorrer nos filhos entre primos com os mesmos códigos genéticos são: Fibrose Cística, a mucopolissacaridoes, a anemia falciforme, albinismo e doenças metabólicas.