Quem é médico na Bíblia?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Lucas era um médico atencioso, dedicado ao seu serviço, e não abandonava sua equipe e missão. Ele acompanhava o apóstolo Paulo em suas viagens missionárias, provavelmente cuidando de pessoas e levando o evangelho de Jesus.

Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.

O São Marcos começou suas atividades em 1941, em Belo Horizonte (MG), com a iniciativa do médico patologista Dr. Edgard Antunes Cerqueira. Naquela época, a Patologia Clínica estava apenas surgindo no Brasil. Aliado a grandes profissionais médicos, Dr.

Lucas nos registros bíblicos, está em Colossenses 4.14, onde Paulo se refere a ele como o "Médico Amado". Por que Lucas era chamado assim?

São Lucas, Evangelista

São Lucas, Evangelista, que, segundo a tradição, nasceu em Antioquia de uma família pagã, era médico de profissão.

Ele respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.” (Mateus 9:12). Jesus reconheceu que as pessoas doentes precisam de médicos. Ele não condenou o uso de médicos e remédios “terrenos”. Sim, Jesus realizou muitos milagres de cura enquanto estava na Terra.

Jesus conferiu a Seus Apóstolos o poder de “curar toda a enfermidade e todo o mal” (Mateus 10:1; ver também Marcos 3:15; Lucas 9:1-2). Assim, eles saíram “anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte” (Lucas 9:6; ver também Marcos 6:13; Atos 5:16).

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana. Por ordem de Herodes Antipa, ele estava alocado em Cafarnaum, uma cidade marítima no mar da Galileia, na Palestina.

Lucas estudou medicina em Antioquia (atual Turquia), e foi chamado pelo apóstolo Paulo de “amado médico” na carta aos Colossenses. É considerado patrono dos médicos desde o século XV.

Era pescador de profissão, consertava as redes de pesca. Trabalhava junto com seu irmão Santiago Maior, e em provável sociedade com André e Pedro. As heranças deixadas nos escritos de João, demonstram uma personalidade extraordinária.

São Lucas era médico e escritor, tido como um dos quatro evangelistas do Novo Testamento da Bíblia Sagrada.

Paulo de Tarso, o apóstolo postiço, que não conheceu Jesus pessoalmente, dizia: “Se Cristo não ressuscitou, vã é nossa esperança”.

O leão foi associado a São Marcos porque seu evangelho principia mencionando João Batista, missionário que prepara o caminho e anuncia a vinda de Jesus, e sua voz é a que clama no deserto (Vox clamantis in deserto).

Como já dito, São Lucas é o padroeiro dos médicos e o homenageado no dia do médico, porque ele exercia atividade, sendo um dos quatro evangelistas. São Lucas nasceu em Antioquia, na Síria, no ano 9 d.C. De acordo com seus escritos, é possível concluir que ele era oriundo de uma família letrada e com recursos.

Paulo tornou-se tecelão. Ainda adolescente, foi enviado a Jerusalém, onde deveria familiarizar-se mais profundamente com a religião e a cultura hebraica.

Embora nada se saiba a respeito de sua morte ou de outros detalhes ou circunstâncias de sua vida, pode-se afirmar que era bispo de Antioquia (169-170). Também parece que sua produção literária foi bastante vasta, embora pouca coisa tenha sido registrada pelos historiadores.

Lucas foi um dos “cooperadores” de Paulo (Filemom 1:24; ele é chamado de Lucas aqui) e um dos companheiros missionários de Paulo (ver 2 Timóteo 4:11). Lucas também escreveu o livro de Atos (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Lucas”, scriptures.LDS.org).