Quem é Maricota no livro A Revolução dos Bichos?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

- Maricota – era uma cabra, lia um pouco melhor que os cachorros e costuma ler para os demais à noite os pedaços de jornal que achava no lixo. - Sr. Pilkington - proprietário da granja Foxwood. Sujeito indolente, granjeiro que passava a maior parte do tempo caçando ou pescando, conforme a estação.

Na história, quem lidera os animais na revolução são os porcos. Major, Bola de Neve, Napoleão e Bocão são peças centrais da narrativa e podem ser associados aos grandes nomes do socialismo russo. “O Major é como o Marx ou o Lênin, é o socialista idealista, o sonhador.

Quatro pernas bom, duas pernas ruim!" As ovelhas de Orwell são os militantes do caos que vemos em ação na sociedade contemporânea, e que se reproduzem a cada dia nas escolas e universidades brasileiras.

Orwell teve a ideia para sua fábula distópica após se dar conta de que o ser humano é capaz de domar e comandar animais pelo fato de que eles, apesar de mais fortes, não têm consciência de que estão sendo dominados, e que uma relação parecida se estabelecia entre patrões e o proletariado.

O livro é uma crítica aos movimentos socialistas de Hitler e Stalin, que apesar de pregarem a igualdade, foram completamente distorcidos ao se revelarem ditaduras cruéis que favoreciam poucos em detrimento de muitos.

Após a morte do Major Porco e do Sr. Jones, Bola-de-Neve é expulso do grupo por ser acusado de traidor por Napoleão, que agora lidera o império dos animais da fazenda.

O porta-voz do Animalismo é Garganta, um porco com uma capacidade incrível de persuasão. “Diziam que Garganta era capaz de convencer que o preto era branco”. A partir disso, os animais se organizam e tudo é discutido entre todos, em assembleias realizadas num galpão.

Resposta verificada por especialistas
A revolução dos bichos não deu certo porque os porcos, líderes da revolta, passaram a agir da mesma forma que o fazendeiro, explorando os outros animais e só se preocupando consigo mesmo, em manter seus privilégios.

Garganta/Bocão = Propagandista do governo.

O Major tinha como sonho tornar os animais da granja seres ricos e livres. Segundo ele, todos os homens eram inimigos e todos os animais eram camaradas e iguais.

O livro pode ser interpretado como uma fábula satírica sobre como o dinheiro e o poder corrompem o ser humano e nos traz uma excelente oportunidade de reflexão, principalmente nos últimos tempos, com a mídia divulgando notícias de diversos líderes que assumem o poder, quer seja nas instituições públicas, quer seja nas ...

Nesse contexto, Major, o porco que implementou o discurso revolucionário, foi inspirado em Lenin, principal idealizador e expoente da Revolução Russa de 1917. Ele fundamentou o fim da exploração burguesa e do então absolutista Nicolau II (dos homens e do Sr.

“As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco” - Capítulo 10 do livro “A Revolução dos bichos“ (“Animal Farm”), de George Orwell.

Os cachorros
Separados da mãe ainda filhotes, nove cachorros são criados sob a tutela de Napoleão e viram a feroz guarda particular do líder. É com a ajuda deles que Napoleão dá o golpe em Bola-de-Neve e mantém a bicharada sob controle.