Quem é Maria Mulambo da praia?

Perguntado por: uesteves . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Maria Mulambo ou Maria Molambo é uma falange de pombajiras da Umbanda e da Quimbanda. Entre as oferendas mais comuns para a entidade, estão sete rosas, o marafo e saia de cetim. Entre as diversas sub-falanges estão: Maria Mulambo das Almas - Linha de Oyá/Iansã

Sendo estas: Cablocos, Preto Velhos, Cosmes, linha de oxum, linha Yemanjá, linha de Ogum e Quimbanda segundo Hélio de Odé.

A guia é composta por seções de 7 contas nas cores vermelha, preta e roxa intercaladas. A guia é finalizada por um tridente de Pomba Gira em metal cromado decorado com rosa. Especialmente idealizada para a linha de Maria Mulambo.

Iemanjá é um orixá (divindade africana) feminino das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Iorubá (língua nígero-congolesa) “Yèyé omo ejá”, que significam “mãe cujos filhos são como peixes”. É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás.

Mulambo sempre exige uma boa conduta de todos os seus médiuns. É uma pomba gira muito amiga, leal, não mede esforços para livrar um protegido seu, mais também exige que este mesmo, ande na linha. É como uma mãe, lhe avisa uma vez só do que é certo e errado, se teu filho não ouve, deixa o filho cair para aprender.

Maria Mulambo das Almas - Linha de Oyá/Iansã

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos.

A gira é aberta normalmente, com o hino e defumação. Convoca-se então as energias de oxalá, iemanjá, oxum e oxumaré, que vão abençoar os pombinhos, com a ajuda do guia chefe. A festa se encerra com uma linda chuva de flores ou caminho de espadas de são jorge para proteger os recém-casados.

A Cigana da Praia é uma entidade muito leve e que transmite muita paz, muito querida pelos nossos irmão de umbanda, trabalha na linha de Yemanjá e se reserva ao comando das praia juntamente com Exu Maré.

Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.

Maria Mulambo mostra-se sempre linda, bela, feminina, carinhosa, delicada, elegante e muito encantadora. Gosta de cigarros, cigarrilhas de ótima qualidade, bebidas suaves (vinhos doces, licores, champanhe rosé) . O brilho, o luxo, o destaque também lhes atrai muito.

A vocês me dirijo solicitando abrir os meus caminhos, desatando o nó que amarra minha vida e atividades. Deem-me sorte nos meus negócios. Ajudem-me a conquistar ou conservar a mulher ou homem que desejo, afastando rivais ou causa que possa afastar de mim a pessoa que tanto gosto.

Mulambo, ou molambo, significa farrapo, e é um termo de origem angolana. Mulambo surgiu inicialmente com os escravos, na época da escravatura, e depois começou a ser usado com um sentido pejorativo, para designar uma pessoa suja, mal arrumada.

A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

A mais conhecida de todas é, sem dúvidas, Maria Padilha, que segundo consta foi uma rica cortesã no século XIV, amante de sete homens.

Características da Pomba Gira Dama da Noite. A rainha da noite é uma espécie de informante e por isso está presente em todos os lugares. Costumam ser mais discretas quando incorporadas e encantam a todos com sua dança.